Técnico do Renasce Sorocaba anuncia aposentadoria: “Emocionar e motivar foi atingido”
Renasce Sorocaba perde para o Minas e se despede da Superliga Feminina
Após recolocar a cidade na elite do vôlei feminino depois de 30 anos, o técnico do Renasce Sorocaba, Clóvis Granado, considera que sua missão foi cumprida. Aos 62 anos, ele anunciou na quarta-feira que vai se aposentar das quadras, mas promete que vai continuar ajudando de alguma forma o clube que ajudou a criar e que dirigiu em dois acessos da Superliga, além do rebaixamento neste ano.
– A intenção era que o esporte de Sorocaba voltasse com o vôlei feminino. Conseguimos isso de uma maneira muito eficiente, resgatando não só o voleibol a nível nacional, mas também o o amor da torcida. Ganhar ou perder faz parte dos jogos, mas emocionar e motivar as pessoas com o voleibol foi atingido. Então, eu acho que está na hora de eu parar como técnico. Eu vou continuar ajudando o projeto de alguma maneira, mas eu estou saindo das quadras.
Clóvis Granado se emociona com título do Renasce Sorocaba
Felipe V. Custódio/Renasce Sorocaba
Veja também
+ Renasce Sorocaba é rebaixado na Superliga Feminina
+ Veja os duelos das quartas de final da competição
Campeão da Superliga B em 2024/2025, o Renasce viveu as dificuldades dos “caçulas” em seu primeiro ano na elite e não conseguiu se segurar, sendo rebaixado juntamente do Tijuca. A falta de recursos, conforme Clóvis, foi determinante para que a equipe não conseguisse se segurar por mais um ano entre os grandes.
– O grande problema desse projeto, na realidade, foi não ter um patrocinador máster. Isso impactou muito, não só na contratação das atletas, mas na estrutura do clube. Além disso, o nosso ginásio (no Sesi Sorocaba) era muito pequeno para mandar os jogos, mas era o que atendia às exigências da Superliga, como piso e iluminação.
Clóvis Granado, técnico do Renasce Sorocaba
Felipe Valentim Custódio
Funcionário público de carreira, o treinador evita atribuir ao poder público a falta de apoio para que o Renasce conseguisse fazer frente às equipes maiores.
– Como é que a gente vai resolver esses pequenos problemas? Principalmente através do patrocinador máster. Eu acho que a prefeitura vem fazendo a parte dela, através da Secretaria de Esportes, tanto é que a equipe é quatro vezes campeã nos Jogos Regionais, quatro vezes campeã nos Jogos Abertos. O que impacta muito, mesmo, é a falta de patrocínio.
Futuro
Encerrada a Superliga A, na qual terminou como lanterna, com seis pontos, o Renasce Sorocaba terá como próximos desafios o Campeonato Paulista Sub-21 e o Paulista adulto, além da Superliga B. Nessas competições, a equipe deve ser comandada por Juliana Matos, atual técnica do sub-21 e assistente técnica do adulto.
– Para esse momento, a equipe está sendo montada pelo Douglas (Santa Anna, supervisor da equipe) e pela Juliana. O futuro depende se vai ter o patrocinador master, se vai ter dinheiro para disputarmos a Superliga B, montarmos toda a infraestrutura, não só de jogadoras, mas todo o resto.
Renasce Sorocaba duela contra o Minas pela Superliga
Reprodução/Kamila França geRead More


