RÁDIO BPA

TV BPA

Presidente de Belarus dá fuzil a Kim Jong-un em encontro na Coreia do Norte: ‘Caso apareçam inimigos’

Presidente de Belarus dá fuzil a Kim Jong-un em encontro na Coreia do Norte: ‘Caso apareçam inimigos’

 Presidente de Belarus dá fuzil de presente a Kim Jong-un
O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, presenteou nesta quinta-feira (26) o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com um fuzil automático durante uma cúpula em Pyongyang. O encontro reúne dois dos principais aliados da Rússia na guerra contra a Ucrânia.
“Para o caso de surgirem inimigos!”, brincou Lukashenko ao entregar a arma, arrancando risos de Kim, que examinou o rifle e testou o mecanismo de recarga.
Em troca, o líder norte-coreano presenteou o visitante com um vaso feito de projéteis, com uma imagem de Lukashenko incrustada.
Durante a visita, os dois líderes assinaram um tratado de amizade e reforçaram a aproximação entre países que estão sob sanções internacionais e apoiam o presidente russo, Vladimir Putin, na guerra contra a Ucrânia.
A Coreia do Norte forneceu milhões de munições à Rússia e enviou tropas para ajudar Moscou a expulsar forças ucranianas que ocuparam parte da região russa de Kursk em 2024.
Já Belarus permitiu que o próprio território fosse usado como base para a invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022. Posteriormente, o país concordou em abrigar mísseis nucleares táticos russos em uma área que faz fronteira com três países membros da Otan.
A visita marcou a primeira viagem de Lukashenko à Coreia do Norte em seus 33 anos no poder e ocorre em meio a uma tentativa de equilibrar relações internacionais. Ao mesmo tempo em que reforça laços com aliados de Moscou, o líder busca reduzir tensões com os Estados Unidos.
Na semana passada, Lukashenko se reuniu com o enviado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, John Coale. Após o encontro, Belarus libertou 250 presos políticos em troca de um novo afrouxamento das sanções americanas.
A agência estatal belarussa Belta afirmou que Lukashenko disse a Kim que as relações entre os dois países entram em uma “fase fundamentalmente nova”.
Segundo a agência, Kim declarou que os dois governos compartilham posições em diversos temas e que se opõem à “pressão indevida do Ocidente sobre Belarus”.
“Para o caso de inimigos”: Lukashenko dá fuzil a Kim em encontro na Coreia do Norteg1 > Mundo Read More