RÁDIO BPA

TV BPA

Israel ataca universidade do Irã responsável pelo desenvolvimento de armas

Israel ataca universidade do Irã responsável pelo desenvolvimento de armas

 Israel ataca universidade do Irã responsável pelo desenvolvimento de armas
Israel anunciou nesta segunda-feira (30) que fez ataques contra o complexo da Universidade Imam Hossein, principal instituição acadêmica militar da Guarda Revolucionária do Irã, nos últimos dias.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo comunicado divulgado nas redes sociais, o local abrigava pesquisas e desenvolvimentos de armamentos avançados e o objetivo da ofensiva israelense foi “causar danos significativos às capacidades de produção e desenvolvimento de armas do regime” iraniano.
“A instituição é comandada por Mohammad Reza Hassani Shahnegari, oficial sênior da IRGC com patente equivalente a general de brigada. Shahnegari supervisiona as atividades da universidade, lidera o treinamento de oficiais e é responsável pela formação de forças”, diz a mensagem.
Universidade Imam Hossein, no Irã, após ataque de Israel
Forças de Defesa de Israel / Divulgação
Foram revelados os alvos destruídos:
Túneis de vento construídos sob a universidade, usados para testes e desenvolvimento de mísseis balísticos
O centro de química da Universidade Imam Hossein, utilizado para pesquisa e desenvolvimento de armas químicas
O centro de tecnologia e engenharia do grupo de mecânica e desenvolvimento, complexo central usado para o desenvolvimento de mísseis balísticos e outros armamentos
Israel também divulgou uma imagem mostrando um evento realizado na universidade, em que o antigo líder supremo iraniano, Ali Khamenei, morto no primeiro dia de guerra, aparece ao lado de vários generais que também foram foram eliminados em bombardeios (veja abaixo).
Ex-líder supremo do Irã, Ali Khamenei, com outros generais iranianos mortos na guerra
Forças de Defesa de Israel / Divulgação
Bombardeio iraniano atingiu refinaria de petróleo em Israel
Uma refinaria de petróleo em Haifa, no norte de Israel, foi atingida nesta segunda-feira (30) por um bombardeio iraniano, o que causou um incêndio de grandes proporções.
Um prédio industrial e um caminhão-tanque de combustível na refinaria Bazan foram atingidos por destroços de um míssil interceptado, segundo o Serviço de Bombeiros e Resgate israelense. O impacto causou um incêndio de grandes proporções no local.
Incêndio atinge refinaria em Haifa após ataque iraniano
Duas pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, segundo o serviço de emergências israelense Magen David Adom.
Ainda não se sabe se o míssil foi disparado do Irã ou Hezbollah, grupo terrorista libanês apoiado pelo Irã. O regime iraniano e o Hezbollah têm realizado bombardeios coordenados contra o território israelense em meio à guerra que o Irã trava contra os EUA e Israel há mais de um mês.
Incêndio de grandes proporções atinge refinaria em Haifa após ataque iraniano em 30 de março de 2026.
REUTERS/Rami Shlush
O Exército israelense emitiu cinco comunicados nesta segunda-feira dizendo que identificou mísseis disparados do território iraniano contra Israel e que estava trabalhando para interceptar os projéteis.
O serviço de bombeiros informou que foi identificado um impacto direto em um caminhão-tanque estacionado dentro do complexo industrial, provocando uma densa fumaça no telhado de uma estrutura próxima. Os bombeiros trabalham para evitar que o fogo se espalhe para outras áreas, ao mesmo tempo em que buscam possíveis pessoas presas.
O ministro da Energia israelense, Eli Cohen, afirmou que não houve danos às instalações de produção e que o fornecimento de combustível não será afetado.
Incêndio de grandes proporções atinge refinaria em Haifa após ataque iraniano em 30 de março de 2026.
Reutersg1 > Mundo Read More