RÁDIO BPA

TV BPA

Irã rejeita participar de segunda rodada de negociações com os EUA, diz agência estatal

Irã rejeita participar de segunda rodada de negociações com os EUA, diz agência estatal

 Irã volta a fechar Ormuz, atira em petroleiros e diz que falas de Trump ‘não têm valor’
O Irã rejeitou participar de uma segunda rodada de negociações com os Estados Unidos, informou a agência estatal Irna neste domingo (19). As conversas estavam previstas para começar no Paquistão na segunda-feira (20).
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
AO VIVO: Acompanhe as últimas notícias da guerra no Oriente Médio
As declarações foram feitas a três dias do fim do prazo do cessar-fogo entre Irã e Estados Unidos. A trégua começou em 7 de abril e está prevista para durar até quarta-feira (22).
Segundo a Irna, os Estados Unidos estão fazendo “exigências excessivas”, além de demandas “irracionais e pouco realistas”. Teerã também acusou o governo norte-americano de dar declarações contraditórias e de violar o cessar-fogo.
“Nessas condições, não se vislumbra um cenário claro para negociações bem-sucedidas”, disse.
Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que uma delegação americana deve desembarcar na segunda-feira no Paquistão para uma nova rodada de negociações com o Irã. Ele também fez novas ameaças ao país.
“Estamos oferecendo um ACORDO muito justo e razoável, e espero que eles aceitem porque, se não aceitarem, os Estados Unidos vão destruir todas as usinas de energia e todas as pontes no Irã”, escreveu nas redes sociais. “CHEGA DE FAZER O BONZINHO!”
O principal negociador do Irã, Mohammad Baqer Qalibaf, disse nos últimos dias que os dois países fizeram progressos, mas ainda estavam distantes em relação a questões nucleares e ao Estreito de Ormuz.
Por outro lado, em entrevista à AFP na sexta-feira (17), Trump declarou que não restam mais “pontos conflitantes” com o Irã e que um acordo estava próximo.
“Estamos muito perto. Parece que vai ser algo muito bom para todos. E estamos muito perto de fechar um acordo”, disse. “As coisas vão muito bem.”
LEIA TAMBÉM
Irã afirma que bloqueio naval americano representa ‘violação’ do cessar-fogo
Por que a ‘teoria da guerra justa’ está no centro de impasse entre Trump e o papa
Padre DJ faz ‘rave católica’ em homenagem ao papa Francisco em Buenos Aires
Estreito de Omuz no radar
Pessoas caminham perto de uma propaganda anti-EUA em um prédio em Teerã
REUTERS/Thaier Al-Sudani
O Irã anunciou na sexta-feira (17) a reabertura total do Estreito de Ormuz. Um dia depois, no entanto, voltou atrás e disse ter fechado a rota por causa de um bloqueio naval imposto pelos Estados Unidos a portos iranianos.
Estreito de Ormuz se tornou um dos principais focos de tensão na guerra entre EUA, Israel e Irã.
Boa parte do petróleo mundial, além de uma parcela relevante de fertilizantes, passa pela rota marítima.
O fechamento imposto pelo Irã pressionou a economia global.
No sábado (18), a Guarda Revolucionária do Irã atirou contra dois petroleiros indianos que transitavam pela via. A ação foi criticada por Trump nas redes sociais.
“O Irã decidiu disparar tiros ontem no Estreito de Ormuz — uma violação total do nosso acordo de cessar-fogo!”, escreveu Trump em publicação na manhã de domingo. “Isso não foi nada legal, foi?”
Ainda neste domingo, dois navios-tanque de gás liquefeito foram vistos em sites de monitoramento marítimo seguindo em direção ao estreito. A agência semi-oficial Tasnim informou que as forças armadas do Irã os obrigaram a recuar.
VÍDEOS: mais assistidos do g1g1 > Mundo Read More