Acreano fatura duas pratas no Brasileiro de Parajiu-jítsu e garante vaga para Mundial na Itália
O paratleta acreano Thomas Silva conquistou duas medalhas de prata na disputa do Campeonato Brasileiro de Parajiu-jítsu, nesse sábado (2), em Niterói (RJ). Ao todo, foram quatro vitórias e duas derrotas em duelos contra rivais com maior mobilidade física e peso corporal.
Paratleta acreano Thomas Silva conqusita duas pratas no Brasileiro de Parajiu-jítsu, no RJ
Arquivo pessoal/Thomas Silva
Thomas Silva precisou subir de categoria – conforme projetado inicialmente – para brigar pelo pódio. Sem rivais da mesma categoria de peso na K1 (lesão cervival), o paratleta foi para o embate contra rivais mais móveis e mais pesados.
Na disputa sem kimono, Thomas Silva levou a melhor primeiramente por W.O e venceu outra na pontuação, sendo derrotado na final pela diferença de uma vantagem. Já com kimono, ele venceu as duas primeiras lutas na pontuação e perdeu a decisão pelo mesmo critério.
Paratleta acreano Thomas Silva obteve quatro vitórias e duas derrotas no Brasileiro de Parajiu-jítsu, no RJ
Arquivo pessoal/Thomas Silva
– Essas conquistas são resultados do esforço, fé e dedicação promovido diariamente através dos treinamentos intensos. Tem sido uma honra e uma responsabilidade enorme levar comigo as bandeiras da minha cidade e do meu estado nas competição.
Segundo o paratleta, como obeteve dois pódios no Brasileiro, tem vaga assegurada no Mundial da Itália, que será realizado no segundo semestre, em Roma.
Vice-campeão brasisileiro de parajiu-jítsu, Thomas Silva exibe bandeiras do Acre e da cidade de Tarauacá
Arquivo pessoal/Thomas Silva
Carreira
Natural da cidade de Tarauacá, no interior do Acre, Thomas Silva começou a praticar jiu-jítsu em 2018 e sofreu um grave acidente tomando banho de rio em 2020. Ele bateu a cabeça no chão, quebrou a cervical e ficou tetraplégico. À época, médicos e enfermeiros chegaram a falar, segundo ele, que a sobrevida era sorte.
O acreano tentou voltar ao jiu-jítsu nos anos seguintes, mas tinha medo de se machucar. Até que em 2024, Thomas Silva retomou as atividades ao jiu-jítsu como cadeirante. Ele tem no currículo conquistas em Grand Slam, AJP Rio Branco e mundiais na Tailândia e nos Emirados Arábes Unidos. geRead More


