RÁDIO BPA

TV BPA

Lembra dele? Berrío vira dono de restaurante em Medellín e tem filha torcedora fanática pelo Flamengo

Lembra dele? Berrío vira dono de restaurante em Medellín e tem filha torcedora fanática pelo Flamengo

Ex-jogador Berrío agora é dono de restaurante na Colômbia
— Eu saí do Flamengo, mas o Flamengo não saiu de mim.
A frase acima é de Berrío, atacante colombiano que defendeu o Flamengo por três anos, entre 2017 e 2020. Ele deixou o clube, mas manteve uma conexão sentimental e até de sangue com o time rubro-negro: a filha caçula, Francesca, de seis anos, nasceu no Rio de Janeiro e desde então é uma flamenguista fanática:
— Eu desenvolvi um sentimento de carinho, de amor, pelo Flamengo pelo que vivi dentro do clube. Tem pessoas que nascem sendo torcedoras e outras que viram. Eu virei por tudo que vivi no clube, o bom e o ruim. Via as críticas de maneira construtiva, não destrutiva. Tudo que vivi me ajudou a começar a entender o que significa essa raça, amor e paixão que é o Flamengo. E ganhar aquela Libertadores (em 2019) foi catapultar esse amor que sinto pelo clube. Até porque minha filha pequena é brasileira, carioca e torcedora mesmo. “Papai, quando joga o Flamengo”? E coloca o seu manto. Quando perdeu a Recopa para o Lanús, ela estava chorando. Para ter ideia, quando jogam Brasil e Colômbia, ela torce pelo Brasil. Acho que está no DNA.
Berrío e as filhas, Francesca e Dominique, com a camisa do Flamengo
Arquivo Pessoal
Berrío participou da reformulação do Flamengo. Quando foi contratado, o clube tinha só uma Libertadores. Hoje tem quatro e é o maior campeão brasileiro do torneio. Ter ajudado no início dessa caminhada é algo que o deixa cheio de orgulho:
— Quando tomei a decisão de ir para o Flamengo, porque fui eu que fiz essa escolha. Falei com o presidente do Atlético Nacional: “Quero que me venda”. Tinha várias propostas, uma para Turquia com o dobro do salário e ainda mais dinheiro para o clube, mas não quis ir porque queria o Flamengo. Não porque era torcedor, queria porque sentia que o Flamengo era um clube muito grande e iria me ajudar a crescer ainda mais. Já sabia que era (um clube) grande, mas quando cheguei aquilo que achava que era grande ficou ainda maior. Não tem comparação com nenhum clube da Colômbia, está a nível mundial. E aquele time de 2019, a gente já sabia que iria ganhar, só não sabia de quanto. Não era soberba, mas pela qualidade dos jogadores e do Mister Jesus, que fez nos tornarmos um time ganhador. Ter feito parte desse crescimento do clube dá mais orgulho.
Com bela jogada de Berrío, Flamengo conquista vaga na final da Copa do Brasil
Foram 82 jogos e sete gols com a camisa do Flamengo. Curiosamente, nenhum deles marcado no Maracanã, o que é a maior frustração de Berrío. Mas um lance específico contra o Botafogo no estádio valeu como um gol (veja no vídeo acima):
— Tem pessoas que me falam: “Aquele seu gol contra o Botafogo”… Mas eu não fiz gol no Botafogo (risos). É algo lindo para mim. Primeiro agradecer ao Diego, porque se ele não fizesse o gol seria só mais uma jogada. Foi tudo tão perfeito que eu fiz essa jogada inesquecível, no Maracanã, um estádio que tem um significado muito especial pelo que é na história, e porque eu nunca pude fazer um gol lá. Todos que fiz foram fora do Rio. Aí o “pano quente” que tenho é essa jogada. Fiquei com essa dívida, de não fazer gol no Maracanã.
Berrío fez sete gols pelo Flamengo, todos fora do Rio
Gilvan de Souza/Flamengo
Nesta quinta-feira, o Flamengo joga na cidade de Berrío e enfrenta o Independiente Medellín logo mais, às 21h30 (de Brasília), pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. E o ex-atacante, que na Colômbia tem forte identificação com o Atlético Nacional, o outro time grande do município, terá uma torcida dupla nesta noite:
— O Independiente Medellín tem o meu respeito, mas eu sou torcedor do Atlético Nacional. Isso é o folclore do futebol, faz parte, o problema é quando as pessoas começam a brigar por uma camisa. A festa do futebol é comemorar, perdeu fica calado. O Flamengo ganhando, terei essa dupla felicidade — respondeu, antes de brincar ao ser perguntado se alguém do elenco atual lembra o Berrío jogando:
— Não, os que estão hoje em dia são melhores do que eu (risos). Tem que ser sincero. Na velocidade, (não tem para) ninguém. Mas futebol não é só velocidade, né? O Lino no drible é melhor que eu. Só que ele não fez aquela jogada ainda que eu fiz, aí ganhei (risos).
Dono de restaurante e… De clube?
Berrío em seu restaurante em Medellín
Richard Souza / GE
O tempero futebolístico da família Berrío foi parar na comida. Aposentado desde o fim de 2024, quando encerrou o contrato com o Tacuary (Paraguai), o ex-atacante decidiu virar um homem de negócios e investiu em um restaurante de comida mexicana em um bairro nobre de Medellín:
— Eu quis deixar o futebol antes do futebol me deixar porque meu joelho já não estava igual. Hoje em dia estou com um restaurante mexicano com um mirante aqui na Colômbia, um conceito que gostam muito aqui. Mistura mirante e comida. E temos comida mexicana, mas também para todos os gostos. Estou muito contente, é um lugar que vem muito torcedor do Atlético Nacional e do Independiente Medellín, que tem respeito por mim. Nunca tive desentendimento com eles.
✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
Berrío na varanda de seu restaurante em Medellín
Genito Junior / TV Globo
Podemos dizer que o prato principal é a comida, mas a “sobremesa” continua ligada ao futebol. Atualmente ele faz parte de um famoso podcast na Colômbia chamado “El Camerino” (o vestiário, em português), ao lado de outros dois ex-jogadores colombianos: Macnelly Torres e Andres Cadavid. Mas o cardápio pode mudar em breve: o plano é comprar um time no país.
— No futuro a ideia é comprar um clube. Ano passado a gente esteve perto de negociar com os caras do Deportivo Pereira, um clube que está em uma situação econômica difícil, mas não quiseram vender. Sinto que da parte esportiva tenho muito a agregar ao futebol colombiano e devolver o que aprendi fora do país, sobretudo no Brasil.
🗞️ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv geRead More