RÁDIO BPA

TV BPA

Criador dos 10 KM Tribuna, Paulo Silvares será homenageado na 40ª edição da prova

Criador dos 10 KM Tribuna, Paulo Silvares será homenageado na 40ª edição da prova

10 KM Tribuna: Rede Krill inscreve mais de mil colaboradores e doa toneladas de alimento
A 40ª edição dos 10 KM Tribuna-Terracom, marcada para o dia 17 de maio, vai homenagear Paulo Silvares, criador da prova e primeiro secretário municipal de Esportes de Santos (SP). Paulinho, como era conhecido, morreu em dezembro de 2023, aos 69 anos, e teve a trajetória diretamente ligada ao desenvolvimento do esporte na Baixada Santista.
+ Leia mais notícias sobre Santos e região
Formado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e em Educação Física pela Fefis-Unimes, Paulinho também atuou como técnico-administrativo do Escritório Regional de Planejamento do Estado de São Paulo (Erplan).
Primeiro secretário de Esportes de Santos, Paulo teve trajetória marcada pelo desenvolvimento esportivo da Baixada Santista
Divulgação/Prefeitura de Santos
Veja também:
+ Orla de Santos volta a ter espaços exclusivos para treinos de ciclismo e pedestrianismo
+ Maratona Internacional de Praia Grande abre inscrições para 2ª edição
Apesar da forte ligação com o pedestrianismo e o caratê — modalidades que marcaram sua carreira esportiva e motivaram o convite do então prefeito Oswaldo Justo para assumir a Secretaria de Esportes — Paulinho também se destacou com diversas outras práticas esportivas, consolidando sua imagem como um entusiasta e incentivador do esporte.
Durante sua passagem pela secretaria, teve participação importante na retomada dos Jogos Regionais de 1985 e dos Jogos Abertos do Interior de 1987 em Santos. Naquele ano, a cidade voltou a conquistar o título dos Jogos Abertos após 22 anos.
Ele também esteve à frente de projetos voltados à formação esportiva, com a implantação de 40 escolinhas para atletas, além de reformas em ginásios e pistas esportivas da cidade. A proposta era ampliar o acesso ao esporte e utilizá-lo como ferramenta de educação, saúde e formação social.
A prova
Com mais de 25 mil participantes confirmados, os 10 KM Tribuna-Terracom acontecem no dia 17 de maio. A largada será realizada na Rua João Pessoa, no Centro de Santos, enquanto a chegada acontece na Avenida Presidente Wilson, no Gonzaga.
Em 2026, a prova passa a integrar o calendário da World Athletics, principal entidade do atletismo mundial, reforçando o status da corrida como uma das principais provas de 10 km do Brasil.
39ª edição dos 10 KM Tribuna FM
Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna Santos geRead More