Bastidores: ligação por vídeo estreita relação e faz a diferença na escolha de Ancelotti por Neymar
Uma ligação olho no olho, cartas na mesa e o destino de Neymar na Copa do Mundo mudou na última quinta-feira. Foi assim que Carlo Ancelotti transformou uma improvável convocação em voto de confiança para que o craque do Santos estivesse na lista divulgada no Rio de Janeiro com direito a comemoração, no início da noite de segunda-feira.
Ancelotti explica convocação de Neymar e fala sobre titularidade: “Quem merece, vai jogar”
A decisão de incluir Neymar na relação de 26 jogadores começou a ganhar forma após contato direto realizado quatro dias antes do anúncio. Na última quinta, Carlo Ancelotti e Rodrigo Caetano, diretor de seleções, ligaram por vídeo para o jogador do Santos e jogaram limpo sobre o cenário que reencontrará após quase três anos distante da camisa amarela.
A percepção do italiano e da direção da CBF era de que esclarecer a mudança de status seria determinante na avaliação para a convocação. No bate-papo, Ancelotti expôs que Neymar não será o capitão da Seleção, deixou claro que tem um time base em mente que não conta com o camisa 10 como titular em um primeiro momento e detalhou toda nova cartilha comportamental que rege o ambiente desde o início da gestão.
Carlo Ancelotti no estúdio do Jornal Nacional
Cahê Mota
Ancelotti e Caetano anteciparam para Neymar todas as restrições impostas no ambiente da Seleção em comparação ao que ele estava acostumado nos anos anteriores e fez até orientações, como a de pouca exposição em rede social. Do outro lado da tela, o camisa 10 do Santos recebeu o contato inesperado com sorriso no rosto e prometeu não medir esforços para se fazer útil no grupo em mais uma Copa do Mundo.
Foi o primeiro contato direto do italiano com Neymar desde setembro e relatos dão conta de que o bate-papo transcorreu em clima leve. A disponibilidade do jogador em se adequar a nova realidade abriu ainda mais o coração de Ancelotti e desde a sexta-feira nos corredores da CBF a convocação passou a ser vista como iminente.
Ancelotti reage às comemorações de jogadores e familiares após convocação
Na manhã de segunda-feira, a CBF monitorou a situação médica de Neymar após as dores na panturrilha na partida do Santos contra o Coritiba. Diante da sinalização de que não há lesão diagnosticada, foi dado o veredito de que ele seria chamado com a saída de João Pedro da relação.
Após o anúncio da convocação, Carlo Ancelotti participou do Jornal Nacional e revelou para pessoas próximas de que Neymar tinha enviado uma mensagem de celebração e agradecimento pela oportunidade com palavras de carinho e emojis de corações verde e amarelo. O canal que por meses ficou praticamente fechado entre treinador e jogador está novamente aberto às vésperas da Copa do Mundo.
Neymar aparece no telão durante a convocação de Ancelotti
Reuters
Neymar e os outros 25 convocados para a Copa do Mundo se apresentam à Seleção no dia 27 de maio, na Granja Comary, em Teresópolis. No dia 31, o Brasil enfrenta o Panamá, no Maracanã, em amistoso de despedida do torcedor brasileiro e embarca no dia 1º de junho para os EUA.
O Brasil fará ainda amistoso diante do Egito, dia 6 de junho, em Cleveland. Já a estreia na Copa está marcada para o dia 13, contra Marrocos, em Nova Jersey. geRead More


