Filho de fundador da rede de moda Mango é preso suspeito de envolvimento na morte do pai
ARQUIVO – Isak Andic, fundador da marca de moda espanhola Mango.
Thibault Camus/AP
O filho de um magnata espanhol da moda foi preso nesta terça-feira (19) suspeito de envolvimento na morte do pai, fundador da marca de roupas Mango.
Segundo a polícia da região da Catalunha, no nordeste da Espanha, Jonathan Andic, de 45 anos, é investigado pela morte de Isak Andic, bilionário fundador da rede espanhola de moda.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Isak Andic morreu em dezembro de 2024, aos 71 anos, após cair de um penhasco de cerca de 150 metros durante uma trilha nas montanhas próximas a Barcelona.
Jonathan Andic acompanhava o pai no momento do acidente e era a única testemunha do caso.
A polícia abriu uma investigação logo após a morte, mas o caso foi encerrado poucas semanas depois. Em março de 2025, a apuração foi reaberta e, em outubro, as autoridades confirmaram que a morte passou a ser investigada como possível homicídio.
👔A Mango uma marca espanhola fundada em 1984, famosa por seu estilo contemporâneo e urbano. Oferece roupas, calçados e acessórios com inspiração mediterrânea.
Vídeos em alta no g1
Jonathan Andic foi levado ao tribunal de Martorell, no leste da Espanha, onde o caso está sendo conduzido, informou um porta-voz da polícia catalã, os Mossos d’Esquadra.
As autoridades disseram que o processo corre sob sigilo judicial.
Jonathan é o filho mais velho dos três herdeiros de Isak Andic e ocupa o cargo de vice-presidente do conselho da Mango, uma das maiores varejistas da Espanha.
A família de Isak Andic se mudou da Turquia para a Espanha quando ele ainda era jovem. Em 1984, ele abriu a primeira loja da Mango em Barcelona e, nas décadas seguintes, ajudou a transformar a empresa em uma das principais redes de fast fashion da Europa.
Atualmente, a Mango possui cerca de 2.900 lojas em 120 mercados ao redor do mundo. Em 2025, o grupo registrou faturamento recorde de quase 3,8 bilhões de euros (US$ 4,4 bilhões), alta de 11% em relação ao ano anterior.g1 > Mundo Read More


