Ex-jogador brasileiro morre na Irlanda e família faz campanha para repatriar corpo
O ex-zagueiro Saul Muniz morreu nesta segunda-feira, aos 40 anos, em Galway, cidade localizada na Irlanda. Segundo a polícia local, o brasileiro sofreu um acidente enquanto pilotava uma scooter elétrica na noite da última sexta-feira. Ele foi internado com traumatismo cranioencefálico e não resistiu após permanecer cerca de três dias em coma induzido.
Família faz campanha online para trazer corpo de Saul de volta ao Brasil
Reprodução/Instagram
Familiares e amigos tentam arrecadar recursos para repatriar o corpo do ex-jogador para Ribeirão Preto (SP), onde ele iniciou sua trajetória no futebol. Para custear o traslado e o sepultamento no Brasil, foi criada uma campanha de arrecadação online no site GoFundMe com meta de 24 mil euros (cerca de R$ 140 mil). Até a publicação desta reportagem, a “vaquinha” já havia reunido 17 mil euros (aproximadamente R$ 99 mil).
Nascido em Ituiutaba (MG), Saul Roberto Muniz Filho mudou-se para Ribeirão Preto em 1995. Foi na cidade que iniciou sua trajetória no futebol, nas categorias de base do Comercial.
Em 2006, integrou o elenco que conquistou o vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Já como profissional, vestiu a camisa comercialina nas temporadas de 2007 e 2010. Nesta segunda passagem pelo Palma Travassos, disputou 28 partidas e fez um gol. Ele foi integrante do grupo que conseguiu o acesso do Comercial à Série A2.
Além do Leão, Saul defendeu Francana, Jaboticabal, Guariba e Morrinhos-GO. Em 2012, encerrou a carreira como jogador e mudou-se para a Irlanda.
No país europeu, tornou-se barbeiro e empresário. Além de ser bastante conhecido entre a comunidade brasileira, atuava como voluntário da ONG You in Africa, projeto voltado ao combate à fome e ao apoio à educação de crianças e adolescentes no Quênia.
Saul, ao lado de Gustavo Marciano e Márcio Luiz, no time do Comercial em 2010
Rafael Gonçalves
A morte do ex-atleta gerou comoção entre amigos e ex-companheiros. Em nota oficial, o Comercial lamentou a perda. Confira na íntegra:
“O Comercial Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Saul Muniz, ex-atleta do clube. Zagueiro, Saul vestiu a camisa do Leão do Norte nas temporadas de 2007 e 2010, deixando sua contribuição à história alvinegra. Neste momento de dor, o Comercial se solidariza com familiares, amigos, ex-companheiros de profissão e todos que conviveram com Saul. Seu nome permanece registrado na memória da nação alvinegra.” geRead More


