Como bandeira amassada e tapete da rainha impulsionaram rivalidade entre Argentina e Inglaterra
Argentina e Inglaterra já rivalizavam em 1966, muito antes de Maradona e das Malvinas
A rivalidade entre Argentina e Inglaterra foi escalada com as quartas de final de 1986, mas teve a origem 20 anos antes, na Copa do Mundo sediada e vencida pelos ingleses. Tudo protagonizado pelo 10 argentino da época, Antonío Rattin, que faleceu nesse último sábado, e que desafiou até a Rainha Elizabeth II.
Argentina x Inglaterra: como surgiu a rivalidade entre os países?
+ Entenda por que jogadores da Argentina usam faixa de luto no braço contra a Suíça
O duelo entre as seleções era válido pelas quartas de final e foi disputado em Wembley em 23 de julho de 1966. Aos 35 minutos do primeiro tempo, o jogador argentino foi insistente nas reclamações com o árbitro alemão Rudolf Kreitlein, que o expulsou verbalmente. Naquela época, cartões amarelos e vermelhos ainda não eram usados.
— Aquele cara estava dando tudo para eles: escanteios, faltas. Ele até inventava toques de mão. Tudo para o time da casa. Então mostrei a ele minha braçadeira de capitão e, por vários minutos, pedi um intérprete para me explicar. Aí me lembro que, aos 35 minutos do primeiro tempo, a Roma cobrou um tiro de meta e passou para o Marzolini na esquerda. Continuei insistindo para o árbitro chamar um intérprete, e ele me expulsou — contou Rattin ao jornal argentino “La Nacion” em 2016.
+ Veja a tabela completa da Copa do Mundo
“Fiquei parado no meio do campo, e meus companheiros de equipe me cercaram para impedir que me expulsassem. Mas então o vice-presidente da FIFA e vários outros dirigentes entraram. Não tive escolha a não ser ir para o vestiário”
Antonio Rattin amassa bandeira inglesa em 1966
Reprodução/ Associação de Futebol Argentina
Além de demorar a sair do campo, Rattín teve duas atitudes que marcam o início da rivalidade entre Inglaterra e Argentina, que já haviam se enfrentado na fase de grupos de 1962.
— Fui me sentar no tapete vermelho do camarote da Rainha. Ela não estava no estádio, mas mesmo assim fiquei sentado lá por uns cinco minutos. Depois me levantei e fui para o vestiário, que ficava atrás do gol. Não havia túnel de acesso. Enquanto caminhava, vi os torcedores jogando chocolate. Eu abria a embalagem, mastigava um pouco e jogava de volta. Então cheguei à esquina do campo e vi uma pequena bandeira britânica tremulando nos postes de canto. Torci-a na mão, olhei para os torcedores e disse: ‘Seus filhos da p… ingleses!’ Aí eles começaram a jogar latas de cerveja fechadas em mim. Então, meio que corri para não ser atingido na cabeça por uma delas — contou o jogador
+ Entenda por que o jogo da “Mão de Deus” de Maradona é tratado como mais simbólico da Argentina
Atitude introduziu os cartões
Uma das mudanças introduzidas pela Fifa na Copa seguinte, a de 1970 no México, foi a introdução dos cartões amarelo (advertência) e vermelho (expulsão). Tudo por causa da situação envolvendo Rattín. Até então, as punições eram realizadas de forma verbal. No Mundial mexicano, cinco cartões foram mostrados.
Rivalidade explode na década de 1980
A década de 1980 marcou a escalada da rivalidade entre argentinos e ingleses. Primeiro com a Guerra das Malvinas, ilha do Atlântico Sul (chamada de Falklands pela Inglaterra). O conflito de 1982 durou três meses e teve como baixas 649 militares argentinos, 255 militares britânicos e três moradores.
A Argentina se rendeu rapidamente, mas nunca aceitou a derrota. O tema é constantemente debatido politicamente e pelos moradores do país.
O troco em campo
Em 1986, Argentina x Inglaterra novamente se encontraram nas quartas de final e, aí sim, com peso muito grande. No Estádio Azteca, na capital do México, Maradona teve talvez a maior das atuações em Copas do Mundo.
Maradona abriu o placar com a mão, no gol conhecido como “A Mão de Deus”. Um lance que é mais lembrado que o outro gol de Diego pouco depois, quando driblou o ataque, o meio-campo, e a defesa inglesa, num dos gols mais bonitos e lembrados da história da Copa.
+ Calendário da Copa do Mundo 2026: veja datas e horários dos jogos
+ Simulador da Copa: veja os critérios e faça previsões
Em 1986, Maradona faz gol de mão e elimina Inglaterra na Copa do Mundo do México
Argentina classificada com 2 a 1 para a semifinal, quando passou da Bélgica com um 2 a 0. Na decisão, venceu a Alemanha por 3 a 2 e foi campeã mundial na coroação de Maradona.
Pênaltis, expulsão e novo troco
Argentina e Inglaterra voltaram a duelar em Copas somente em 1998, na França. Nas oitavas de final, empate por 2 a 2 no tempo normal. David Beckham, astro inglês, foi expulso após confusão com Simeone. Nas penalidades, vitória argentina por 4 a 3.
Quatro anos depois, um novo encontro. Dessa vez, a Inglaterra levou a melhor em jogo da primeira fase, no Japão. Gol do próprio Beckham, de pênalti. A Argentina seria eliminada na primeira fase. geRead More


