Fluminense recorre a Marcão pela 10ª vez para tentar salvar a temporada
Trajetória de Zubeldía no Fluminense é marcada por altos e baixos
O Fluminense anunciou a demissão de Zubeldía e recorreu novamente a Marcão para tentar salvar a temporada de 2026. O auxiliar técnico assume o time pela 10ª vez após a saída de uma comissão técnica e tem como missão imediata buscar a classificação para as quartas de final da Libertadores na próxima terça, contra o Independiente Rivadavia.
Riquelme, do Fluminense, deixa emoji de agradecimento em post de demissão de Zubeldía
Bastidores: demissão de Zubeldía gerou divergência, que tomou decisão em busca de paz
Fluminense parou de revelar jogadores da base com Zubeldía? Veja números
Entre idas e vindas, o ídolo tricolor faz parte da comissão técnica fixa do clube e sempre cumpre o papel de bombeiro em momentos de crise, como o atual. Desde a primeira vez, em 2016, na saída de Eduardo Baptista, até a atual, ele cumpriu a função de diferentes formas.
Voz do Setorista: Luis Zubeldía é demitido do comando do Fluminense
Na maior parte das vezes, ficou como interino até a chegada de um novo profissional dias depois, que ajudou na transição com informações do elenco. Sempre integrado à comissão técnica trazida também pelo novo treinador.
Marcão recebeu um desafio maior em três oportunidades, em 2019, 2020 e 2021, comandar o time até o final da temporada após a saída de um treinador. E o fez com louvor. Na primeira, conseguiu livrar o time do rebaixamento assumindo o lugar de Oswaldo de Oliveira. Nos dois anos seguintes, garantiu vaga na Libertadores após as saídas de Odair Hellmann e Roger Machado, respectivamente.
Marcão somou 74 jogos nas nove passagens anteriores que teve como técnico interino do Fluminense, com 31 vitórias, 20 empates e 23 derrotas, um aproveitamento de 51%. Desses, sete jogos foram em momentos que o clube tinha um treinador empregado, mas começou a temporada no Cariocão ainda com o elenco principal voltando de férias (2024 e 2025). Os números são do Gato Mestre.
Thiago Silva se manifesta após Fluminense demitir Zubeldía: “A despedida nunca é fácil”
Nesse período, só dois dos 12 treinadores que passaram pelo clube superaram a marca total de jogos que Marcão tem. Abel Braga em 2017, que teve 107 partidas, e Fernando Diniz, entre 2022 e 2024, com 146.
Marcão orienta jogadores do Fluminense contra o Maricá
André Durão
Segundo o comunicado do próprio clube, o interino comanda o time até segunda ordem. Muito provavelmente é ele quem estará na beira do campo no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores contra o Independiente Rivadavia, na terça-feira às 19h no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza.
Essa será a primeira partida de Libertadores que Marcão terá a oportunidade de comandar na carreira. Antes, enfrenta o Palmeiras no próximo sábado (15), às 16h30, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Initial plugin text
+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!
+ Compre já seus ingressos para os jogos do Fluminense
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Fluminense
🎧 Ouça o podcast ge Fluminense
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv geRead More


