RÁDIO BPA

TV BPA

Cria de projeto social, acreana campeã de taekwondo nos Jogos Escolares sonha com Seleção

Cria de projeto social, acreana campeã de taekwondo nos Jogos Escolares sonha com Seleção

Jovem atleta de projeto social em Rio Branco é campeã de taekwondo nos Jogos Escolares
Foi no tatame que a estudante Aysha Araújo de Oliveira encontrou uma nova rotina. Aos 12 anos, ela começou a praticar taekwondo por meio do projeto Acre pela Vida, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no Colégio Militar Dom Pedro II, em Rio Branco.
+ 🔍 Adicione o ge nas suas fontes favoritas do Google
Aysha Araújo, atleta acreana de taekwondo
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Quando iniciou no projeto, Aysha Araújo pesava cerca de 80kg. Com a prática do taekwondo aliada a mudança de hábidos alimentares, a estudante teve uma transformação na qualidade de vida, no condicionamento físico e na rotina.
– Basicamente tudo. Minha rotina, meu corpo, completamente tudo, minha mente. Antes era mais estudo, mais ficar em casa, não gostava muito de sair – lembra a atleta sobre o dia a dia antes do taekwondo.
A história de Aysha Araújo é marcada por superação muito antes dela entrar no tatame. Na gravidez, a mãe da atleta, Daianara Barbosa, enfrentou complicações e já havia perdido dois filhos. Os médicos chegaram a dizer que ela não poderia mais engravidar. Então, a taekwondista nasceu contrariando as previsões médicas.
Aysha Araújo treina taekowndo no Colégio Militar Dom Pedro II
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Aos oito meses de gestação, Aysha Araújo nasceu, anos depois precisou passar por cirurgia e atualmente usa dois dispositivos que ajudam a controlar o fluxo de sangue que vai para os pulmões. Mesmo diante dos desafios, a atleta encontrou no esporte uma nova possibilidade de vida.
Os treinos abriram espaço para novas experiências, ela passou a participar de competições, fez novas amizades e foi ganhando confiança a cada disputa. O resultado desta evolução veio nos Jogos Estudantis do Acre. Aysha Araújo foi campeã do taekwowndo na categoria sub-14 e vai competir na fase nacional, em Brasília (DF).
Aysha Araújo, campeã de taekwondo nos Jogos Estudantis do Acre Sub-14
Reprodução/Rede Amazônica Acre
– A Aysha é muito dedicada e o que eu acho legal no esporte é a identidade social que a gente tem dado. Agora ela não é só a Aysha Araújo, é a “Aysha do Taekwondo”. Olha a responsabilidade que ela tá tendo com essa identidade. Eu espero que ela traga pra gente uma medalha, mas independente de qualquer resultado, a maior vitória nós já tivemos, que foi a classificação dela – disse o mestre Ivan Iwamoto.
Mestre Ivan Iwamoto
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Para a família, acompanhar a evolução da menina que contrariou as previsões médicas e se tornou campeã no taekwondo é motivo de orgulho, tanto pelas conquista, como pela pessoa que ela tem se tornado.
+ “Clã de treinamento”: mestre de taekwondo no Acre treina filhos e amplia geração no esporte
– Todo dia eu recebo mensagem de orgulho porque a gente é carente, a gente não esperava por isso. Até porque quando eu coloquei no taekwondo, coloquei só pra ela se defender, não imaginei que ela ia alcançar o que ela tá alcançando, mas também tenho muito orgulho – destaca a mãe da atleta.
Familiares de Aysha Araújo
Reprodução/Rede Amazônica Acre
O projeto Acre pela Vida já beneficiou mais de 50 jovens e adolescentes no Estado, entre 2023 e 2026.
– O esporte é uma ferramenta de transformação. É através do esporte que conseguimos tirar nossas crianças e nossos jovens da ociosidade e de uma possível compilação ao crime. A gente fica muito feliz, é muito gratificante para nós saber que tem uma aluna apoiada pelo Acre pela Vida campeã e que vai representar o Acre nos Jogos Escolares – afirma o supervisor do projeto Acre pela Vida, Tharles Maia.
Tharles Maia, supervisor do projeto Acre pela Vida
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Aysha embarca para Brasília na primeira quinzena de setembro, e sonha alto na modalidade.
– Representar o Brasil na Seleção.
Colaboração do repórter Pedro Marcelo, da Rede Amazônica Acre* geRead More