RÁDIO BPA

TV BPA

Reino Unido? Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte assinam acordo exigindo referendos de independência da Inglaterra

Reino Unido? Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte assinam acordo exigindo referendos de independência da Inglaterra

 Primeiro-ministro do Reino Unido, Andy Burnham. Foto de 9 de setembro de 2026.
REUTERS/Toby Melville
Os líderes da Escócia, do País de Gales e da Irlanda do Norte assinaram nesta segunda-feira (14) um memorando exigindo que o governo do Reino Unido viabilize a realização de referendos de independência para seus países.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Em uma reunião em Cardiff, capital do País de Gales, os premiês dos três países britânicos subordinados à Inglaterra falaram em “direito à autodeterminação” de suas nações e suas populações. Participaram do encontro as seguintes autoridades:
John Swinney – primeiro-ministro da Escócia;
Michelle O’Neill – primeira-ministra da Irlanda do Norte;
Rhun ap Iorwerth – primeiro-ministro do País de Gales;
Mary Lou McDonald – presidente do partido Sinn Féin, que atua tanto na Irlanda quanto na Irlanda do Norte;
O memorando de entendimento assinado entre os três líderes, que encabeçam movimentos separatistas em seus países, exige que o governo britânico viabilize a realização de referendos de independência com as populações escocesa, galesa e norte-irlandesa e determina uma “cooperação mais estreita” entre seus países, incluindo em questões constitucionais.
Agora no g1
A medida, que ocorre 10 anos após o Reino Unido aprovar o Brexit, pressiona o governo de Andy Burnham, que ascendeu ao cargo de premiê britânico há menos de dois meses.
Burnham não havia se pronunciado de forma oficial sobre o memorando até a última atualização desta reportagem. No entanto, ele já havia dito em agosto que novos referendos de independência da Irlanda do Norte e da Escócia estavam “fora de cogitação”, e que seu objetivo era “unir as pessoas após as divisões criadas pelo Brexit”.g1 > Mundo Read More