Com técnicos europeu e uruguaio, Segundona do TO conta com oito atletas estrangeiros
Hugo Pilo está no comando do Guaraí para a disputa pelo acesso
Divulgação/Isaque Macedo
A Segunda Divisão do Campeonato Tocantinense de 2026 conta com um sotaque internacional nesta temporada. Ao todo, dez estrangeiros, divididos entre dois técnicos e oito atletas, integram os clubes do torneio de acesso.
+ VAR no futebol tocantinense? FTF trabalha para viabilizar tecnologia
Este número pode aumentar até esta sexta-feira (18), já que o União de Palmas corre contra o tempo para registrar mais três colombianos no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antes da terceira rodada, no sábado (19).
Entre os profissionais que comandam as equipes na beira do gramado, os “gringos” são o português Paulo Caroço, técnico do Batalhão FC, e o uruguaio Hugo Pilo, comandante do Guaraí.
+ 🔍 Adicione o ge nas suas fontes favoritas do Google
Samir Xaud declara que vai ajudar a FTF a conseguir naming rights para o Campeonato 2027
Já a lista de atletas conta com cinco sul-americanos e três africanos, distribuídos em quatro elencos do torneio. No Interporto, a aposta estrangeira está em dois jogadores da África: o camaronês Fafa Hissendjy Efon, de 30 anos, e o nigeriano Johnson Chukwunonso Ifeka, de 26.
No Paraíso, o atacante maliano Fousseny Sacko, de 22 anos, reforça o setor ofensivo. Enquanto o Araguaia, conta com o colombiano Elian Camilo Buenahora Laverde, de 26 anos.
Atacante Fousseny Sacko é a referência do ataque do Paraíso na Segundona
Divulgação/Paraíso EC
A maior colônia de estrangeiros, no entanto, pertence ao União de Palmas, que já possui quatro colombianos devidamente registrados no BID. Os meias-atacantes Cristian David Arango Restrepo (19 anos), Esteban Andres Gutierrez Rincon (19 anos) e Juan Fernando Valencia Palacio (20 anos), além do jovem atacante Juan Manuel Cortes Lopez, de 18 anos.
A diretoria do União de Palmas planeja estender essa lista. O clube trabalha nos bastidores para regularizar a documentação de mais três atletas da Colômbia a tempo de ficarem à disposição para o jogo deste sábado, às 16h, contra o São José, no Estádio Domingos Santos.
Por outro lado, as equipes do Taquarussu e São José seguem no sentido oposto e não têm nenhum jogador ou integrante da comissão técnica de outra nacionalidade registrado para a competição.
Fale com o ge TO!
Quer enviar uma sugestão de pauta para o ge TO? Salve o nosso contato (63) 98454-5569 e envie uma mensagem pelo WhatsApp. Você e o seu esporte do coração podem aparecer no portal do esporte tocantinense. geRead More


