FNF anuncia criação de nova Copa e mantém fórmula de disputa do Campeonato Potiguar 2027
FNF promove primeiro Conselho Técnico do Campeonato Potiguar 2027
Augusto César Gomes
A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) realizou nesta quinta-feira o primeiro Conselho Técnico do Campeonato Potiguar 2027. Na reunião, além de confirmar a manutenção do formato utilizado nas duas últimas edições do estadual, a entidade divulgou o calendário do futebol potiguar para a próxima temporada.
📲 Clique aqui para seguir o canal do ge RN no WhatsApp
⚽ Siga o ge Rio Grande do Norte no Instagram
🔍 Adicione o ge nas suas fontes favoritas do Google
A principal novidade é a criação de uma nova competição, inicialmente chamada de Copa Rio Grande do Norte. O torneio está previsto para ser realizado entre os dias 28 de novembro e 19 de dezembro de 2027 e dará ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2028.
A competição será responsável por definir a terceira vaga do Rio Grande do Norte no torneio nacional. A confirmação, no entanto, depende de validação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A FNF deverá protocolar a proposta junto à entidade para oficializar a nova competição e a concessão da vaga.
Campeonato Potiguar mantém fórmula de disputa
A primeira divisão do Campeonato Potiguar de 2027 seguirá o mesmo formato das edições de 2025 e 2026. Com início previsto para 9 de janeiro, a competição terá oito participantes e será disputada em 13 datas, com previsão de 38 jogos ao longo do campeonato. O campeão será conhecido em 21 de março.
Seis clubes já estão confirmados: ABC, América-RN, Laguna, Santa Cruz de Natal, QFC e Potiguar de Mossoró. As outras duas vagas serão preenchidas pelo campeão e pelo vice-campeão da segunda divisão estadual.
José Vanildo, vice-presidente da CBF, e Felipe Diego, presidente da FNF, falam sobre novo calendári
Augusto César Gomes
Na primeira fase, as oito equipes se enfrentam em turno único. Ao fim das sete rodadas, os dois primeiros colocados garantem classificação direta para as semifinais. As outras duas vagas serão definidas em confrontos eliminatórios, com jogos de ida e volta: o terceiro colocado enfrenta o sexto, enquanto o quarto encara o quinto. Os vencedores avançam para as semifinais, quando enfrentam os dois primeiros colocados da fase inicial.
As finais seguirão o modelo da última edição, com mando da própria FNF e os dois jogos decisivos previstos para a Arena das Dunas.
Os clubes participantes terão até o dia 17 de novembro para confirmar presença no Campeonato Potiguar de 2027 e indicar os estádios onde pretendem mandar seus jogos.
A segunda reunião do Conselho Técnico está previamente marcada para o dia 18 de novembro. O encontro deverá avançar nas definições do estadual, com a possibilidade de apresentação de uma tabela básica para a próxima temporada.
Leia mais notícias do esporte potiguar no ge RN | ge.globo/rn geRead More


