No topo da WSL, trio vira chave e disputa ISA Games de olho em vaga olímpica para o Brasil; entenda
Medina quebra jejum, vence etapa das Filipinas e sonha com título
Menos de uma semana depois de entrarem na água para a disputa da penúltima etapa da WSL desta temporada, três surfistas brasileiros que seguem vivos na disputa do título mundial mudam o foco e tentam assegurar uma vaga olímpica para o país nos Jogos de Los Angeles 2028.
Yago Dora, Italo Ferreira e Miguel Pupo formarão a seleção brasileira masculina no ISA Games 2026, nas longas direitas de Punta Rocas, no Peru. O torneio é organizado pela Associação Internacional de Surfe, entidade que é filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI). E a janela de realização do evento começará neste sábado (7), às 9h (de Brasília), e vai até o próximo dia 15. Como o trio da Brazilian Storm faz parte da elite da WSL, ele só vai estrear na terceira fase.
O evento, que reúne 239 atletas de 53 países, vale um posto extra em LA 28, em cada naipe, para o país cuja equipe somar mais pontos no mar peruano. Pelo regulamento olímpico, os países podem ter apenas dois representantes de cada gênero nos Jogos. A única forma para levar três atletas é ter obtido uma vaga através da disputa por equipes do ISA.
– É um evento super importante, onde pode ser conquistada essa vaga extra para nossa equipe nos Jogos Olímpicos e quero fazer de tudo para que a gente vença. Tenho certeza de que toda a equipe vai estar com dedicação total e realmente investida nesse evento em busca dessa vaga. Acho que, além de um objetivo em equipe para o Time Brasil, é um objetivo individual de cada um que vai estar ali – afirmou Yago Dora, atual campeão mundial e líder do ranking da WSL.
Yago Dora e Miguel Pipo são dois dos representantes brasileiros no ISA Games 2026
Ed Sloane/WSL
+ WSL 2026: veja o ranking do Circuito Mundial de Surfe
+ Yago Dora mantém lycra amarela, mas Gabriel Medina vai virar líder da WSL em Pipeline; entenda
+ Com Medina no topo, quatro brasileiros brigam pelo título mundial da WSL; veja as chances
+ Padrasto de Medina, Charlão lembra volta da parceria e celebra título: “Obrigado pelo show”
Os grandes rivais do Brasil no ISA, em Punta Rocas, serão Austrália, Estados Unidos e França, que também contarão com vários surfistas de destaque nesta temporada da elite do surfe mundial.
Com menos chance que os compatriotas, Luana Silva, Laura Raupp e Tainá Hinckel defenderão a seleção brasileira feminina na busca pela vaga antecipada. Assim como os homens, elas terão uma nova chance de obter uma vaga extra para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O ISA Games 2027, ainda sem local definido, seguirá o modelo da edição deste ano.
O Brasil tem um retrospecto de respeito no ISA Games. Foi através da competição entre nações que o país conquistou duas vagas extras para as Olimpíadas de Paris 2024. Com grandes desempenhos de Gabriel Medina (campeão) e Tatiana Weston-Webb (vice), as seleções brasileiras masculina e feminina foram campeões da disputa. Dessa forma, o Time Brasil foi o único a ter três representantes em Teahupoo, palco da última edição do surfe olímpico.
Gabriel Medina é campeão do Isa Games e garante vaga nas Olimpíadas
Vagas olímpicas individuais
Individualmente, os brasileiros lutarão por vagas olímpicas nominais de duas formas. A primeira é via ranking da WSL: os oito primeiros colocados, nos dois naipes, no período entre 15 de agosto de 2027 e 15 de junho de 2028, estarão classificados, com limite de apenas um por país. Já a outra possibilidade é através do ISA Games 2028, que classificará os sete primeiros colocados, nos dois naipes.
Campeão nas Filipinas, na última terça-feira, Gabriel Medina, que neste momento é o número 2 do ranking da WSL, não estará em ação. Para convocar a seleção, a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) levou em consideração a lista do início de outubro, quando Yago, Ítalo e Miguel Pupo estavam à frente do tricampeão mundial e medalhista olímpico, que na ocasião era o quinto colocado.
Campeão olímpico em Tóquio 2020, Italo Ferreira estará em ação no ISA Games 2026
Matt Dunbar/WSL
Formas de classificação olímpica no surfe para Los Angeles 2028
Ranking combinado do CT da WSL entre 15 de agosto de 2027 e 15 de junho de 2028 (oito vagas por gênero, com o limite de uma vaga por país)
Jogos Asiáticos 2026 (campeões do feminino e do masculino)
ISA Games 2026 (equipes campeãs levam uma vaga para o país no feminino e no masculino)
ISA Games 2027 (atletas mais bem colocados da África e da Oceania em cada gênero)
Jogos Pan-Americanos Lima 2027 (campeões do feminino e do masculino)
Campeonato Europeu de Surfe 2027 (campeões do feminino e do masculino)
ISA Games 2028 (sete vagas por gênero, com o limite de uma vaga por país)
ISA Games 2028 (equipes campeãs levam uma vaga para o país no feminino e no masculino)
Observação: as vagas obtidas através da WSL e via ISA Games têm prioridade em relação aos outros meios geRead More


