Coreia do Sul ordena que moradores de ilha procurem abrigo após ‘provocação’ da Coreia do Norte
Yeonpyeong fica a cerca de 12 km da costa da Coreia do Norte. Autoridades informaram que ordem atende demanda militar e que um ataque estaria em andamento. A Coreia do Sul emitiu um alerta ordenando que moradores da ilha de Yeonpyeong procurem por abrigos após uma “aparente provocação” da Coreia do Norte. O aviso foi comunicado pela agência de notícias estatal Yonhap, nesta sexta-feira (5), citando um provável ataque marítimo.
Yeonpyeong fica a cerca de 12 km da costa da Coreia do Norte. Os militares sul-coreanos afirmaram que a Coreia do Norte disparou mais de 200 projéteis em direção à ilha. Nenhum dano foi reportado no local.
Ainda segundo a Defesa da Coreia do Sul, os projéteis caíram ao norte da Linha de Limite Norte, que separa o domínio sobre as águas marítimas das duas Coreias.
Duas ordens de emergência foram emitidas à população da ilha por volta das 12h e 12h30, pelo horário local (0h e 0h30, em Brasília).
“Anunciamos a evacuação depois de receber um telefonema de uma unidade militar dizendo que estava realizando um ataque marítimo na ilha de Yeongpyeong, pois havia uma situação de provocação norte-coreana”, disse uma autoridade à Yonhap.
Em 2010, Pyongyang fez um ataque que atingiu a ilha, matando dois militares sul-coreanos e dois civis.
Já em 2014, as duas Coreias trocaram fogo de artilharia no mar, após projéteis norte-coreanos caírem em águas da Coreia do Sul. À época, moradores da ilha foram levados para um abrigo.
VÍDEOS: mais assistidos do g1g1 > Mundo Read More