Basquete máster do Oeste Paulista invade convocação para Pan no México, terra que já deu sorte
Lista masculina tem dois nomes da região, e um deles vai em busca de repetir dose vitoriosa em território mexicano; meninas são maioria e formam grupo presente em várias categorias O basquete máster da região de Presidente Prudente marcou presença intensa na lista de convocados do Brasil para o “12º Campeonato Panamericano Del Maxibasquetebol”, no México. A invasão do Oeste Paulista ocorre, sobretudo, pela legião feminina. Os meninos também marcam território, ainda que em menor escala, e um deles mira repetir feito vitorioso no país-sede.
O anúncio da Federação Brasileira de Basquete Master (FBBM) não foi oficial ainda, conforme ressaltaram alguns atletas. Contudo, certo é que a expectativa pela convocação toma conta dos selecionados. Alguns, aliás, com a preparação em curso, deixando claro que a oficialização é questão de tempo. O Pan será entre 12 e 21 de abril, na cidade de Yucatán.
Menor no comparativo com as garotas, a lista dos homens tem os prudentinos David da Silva e Emerson Egéa Garcia. Os dois são da Equipe A do Brasil na categoria 40+. Ao todo, foram convocados 12 jogadores.
Emerson e David participaram recentemente de disputa no Paraná
Cedida
Emerson, que é fisioterapeuta, tentará repetir a ida dourada ao México em 2019. O prudentino integrou o time brasileiro campeão invicto da primeira edição do Campeonato Internacional de Basquete 3×3 Máster, considerado o Mundial da modalidade (relembre). Os jogo foram em Cancún, distante 280km de Yucatán.
O período pós-pandemia trouxe um ritmo menor de competições, isso somado ao fim da equipe prudentina de basquete 3×3. Mesmo assim, os atletas mais experientes da região de Prudente seguiram competindo, por exemplo, no Pan de 2022, na Argentina.
Recentemente, David e Emerson participaram do Torneio de Caiobá, no Paraná. David ajudou Londrina a chegar à primeira colocação, enquanto Emerson terminou com o vice-campeonato defendendo o time de Curitiba.
Legião feminina
Algumas das meninas também estiveram em competições como na Argentina em 2022 e são nomes certos no Pan de Yucatán logo mais. Entre elas, estão Lika, Bia e Fabi, que protagonizaram o bate-papo com o ge Prudente e Região antes daquela ida.
Mas a lista regional feminina aguardada soma oito nomes, confira detalhes dela:
Beatriz Ramos Amorim, a Bia, é de Prudente e treina em Santo Anastácio. Aos 58 anos, ela optou pela categoria 60+. Convocada pela 55+, ela preferiu ser uma das duas abaixo da idade (da 60+), conforme liberado;
As prudentinas Denise Bernardes e Eliane Ferrari Chagas, a Lika, integram a equipe brasileira da mesma categoria;
Lika, Fabi e Bia são atletas do basquete feminino máster que deverão estar com o Brasil no Pan de Yucatán, em abril
Eliane Ferrari Chagas / Cedida
Em uma categoria abaixo, a 50+, estão outras prudentinas: Silmara Pereira e Isabela Monteiro Ribeiro, a Bela. Neila Pinheiro, também de Prudente, é atleta do time brasileiro 55+ (o mesmo que poderia ter contado com Bia);
Fechando a lista, de Presidente Venceslau vêm duas atletas com bagagem nas quadras profissionais há pouco tempo. Fabi Guedes é nome certo da Equipe A 45+, enquanto Francielle Pelegrino aparece na lista brasileira da categoria 30+.
+ O ge.globo/tvfronteira traz as notícias do esporte no Oeste Paulista geRead More