Bélgica suspende produção da Kinder sob suspeita de contaminação de produtos por salmonela
Produtos da marca vendidos em diversos países da Europa foram retirados dos mercados após uma suspeita de contaminação pela bactéria. As autoridades de saúde da Bélgica ordenaram nesta sexta-feira (8) que a empresa italiana Ferrero, dona da marca Kinder, suspenda a produção de sua fábrica no país por conta dos casos de salmonela ligados à infecção em chocolates.
Na terça-feira, produtos da Kinder vendidos em diversos países da Europa foram retirados dos mercados após uma suspeita de contaminação pela bactéria. Os produtos alvos do recall foram fabricados na Bélgica.
A Ferrero recolheu vários lotes de ovos de chocolate Kinder Surprise e outros produtos das prateleiras da Espanha, Grã-Bretanha, Irlanda e Estados Unidos. A empresa não vinculou a ação aos casos de salmonela.
Chocolates Kinder sofrem ‘recall’ na Europa após casos de salmonela
Salmonela: entenda o que é a bactéria detectada em chocolates na Europa
Mas a agência de segurança alimentar da Bélgica afirma que identificou relaço entre mais de cem casos de salmonela à produção de Ferrero no sul do país. O órgão pediu aos consumidores que não comam nenhum dos produtos recolhidos: são eles Kinder Surprise, Kinder Surprise Maxi, Kinder Mini Eggs e Kinder Schokobons.
A fábrica belga responde por cerca de 7% do volume global total de produtos Kinder.
Chocolate Kinder
Reprodução/Twitter/Kinder
Empresa diz que Brasil não foi afetado
A Ferrero, dona das marcas Kinder Ovo, Nutella e Ferrero Rocher no Brasil, afirmou na quarta-feira (6) que os chocolates da marca vendidos no Brasil não estão sob suspeita de contaminação.
Já os vendidos no Brasil são produzidos na América do Sul, embora a empresa não tenha especificado em qual ou quais países estão localizadas essas fábricas.
Segundo o Valor Online, a companhia tem fábrica no estado de Minas Gerais, onde fabrica a Nutella e o creme do bombom Ferrero Rocher.
“Em outros países, a Ferrero está cooperando com as autoridades de alimentos sobre uma possível ligação com casos relacionados à salmonela. Embora nenhum de nossos produtos Kinder lançados no mercado tenha testado positivo para salmonela e não tenhamos recebido reclamações de consumidores, estamos levando o caso extremamente a sério”, diz a empresa em nota.g1 > EconomiaRead More