Bovespa fecha em queda com ata do Fed no radar
Nesta quarta-feira, o principal índice de ações da bolsa brasileira recuou 0,55%, a 118.228 pontos. O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, fechou em queda nesta quarta-feira (6), com o mercado digerindo os detalhes preliminares da planejada redução no balanço patrimonial do Federal Reserve (Fed), após a divulgação da ata de sua última reunião de política monetária.
O Ibovespa recuou 0,55%, a 118.228 pontos. Veja mais cotações.
Na terça-feira, a bolsa fechou em queda de 1,97%, a 118.885 pontos. Com o resultado desta quarta, passou a acumular queda de 1,48% no mês. No ano, no entanto, o ganho é de 12,79%.
O dólar fechou em alta.
v
O que está mexendo com os mercados?
A agência Reuters destacou que as autoridades do Fed, o banco central norte-americano, “concordaram no geral” na reunião no mês passado em cortar US$ 60 bilhões por mês das participações da instituição em Treasuries e US$ 35 bilhões de sua carteira em títulos lastreados em hipotecas (MBS) ao longo inicialmente de um período de três meses “ou ligeiramente maior”.
“Saber mais detalhes deixou o mercado mais seguro para onde vai a economia” e pela reação das bolsas “espero que esse fator não seja tão fundamental para os preços nos próximos dias”, disse o economista-chefe do banco MUFG, Carlos Pedroso. Ele observou que o Ibovespa, apesar de reação mais negativa nos primeiros minutos após a ata, recuperou terreno e fechou próximo ao patamar que estava antes da divulgação.
A ata diz que nenhuma decisão final foi tomada, mas que houve progressos substanciais e o processo de redução do balanço pode começar tão cedo quanto após a conclusão da próxima reunião, em maio, quando o mercado espera uma elevação de 0,5 ponto percentual na taxa de juros.
Na véspera, o mercado já havia reagido negativamente a uma declaração de membro do Fed indicando aperto monetário mais agressivo, o que pode sinalizar que parte do movimento já estivesse precificado na bolsa, segundo Pedroso. A redução no balanço impacta as ações porque significa menos liquidez aos mercados, enquanto o aperto monetário também afeta a atividade econômica.
Quanto à guerra, novas sanções à Rússia foram anunciadas pelos EUA, incluindo contra as filhas do presidente russo, Vladimir Putin.
Por aqui, a FGV mostrou que o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) subiu 2,37% em março, acima das expectativas, puxado pelas altas do diesel (16,86%), gasolina (12,69%) e fertilizantes (7,97%). O resultado do IPCA de março será divulgado pelo IBGE na sexta-feira.
Os investidores seguem monitorando a situação da administração da Petrobras, após as desistências de Luiz Rodolfo Landim à presidência do Conselho de Administração da companhia e de Adriano Pires à indicação para a presidência da estatal.
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou ao blog da Ana Flor que a assembleia de acionistas da Petrobras, marcada para 13 de abril, vai ocorrer já com os nomes indicados pelo governo para a presidência da estatal e para o comando do Conselho de Administração.
Carlos Alberto Sardenberg comenta os impactos da indefinição na presidência da Petrobrasg1 > MundoRead More