Bucha: saiba onde fica e quais as evidências que levaram à acusação de massacre de ucranianos pela Rússia
Zelensky acusa russos por genocídio pela morte de civis; Rússia diz que imagens foram “encomendadas pelos EUA” para culpá-la. Veículos blindados russos destruídos são vistos na cidade de Bucha, a oeste de Kiev, nesta sexta (4)
Aris Messinis/AFP
A cidade de Bucha, a 60 quilômetros de Kiev, voltou ao controle dos ucranianos na semana passada, após dias de ocupação das forças russas.
Autoridades regionais afirmam que os soldados invasores foram os responsáveis pela morte de centenas de civis, o que a Rússia nega.
O presidente Volodymyr Zelensky acusou, nesta segunda-feira (4), a Rússia de promover genocídio enquanto visitava a região.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia mantém a posição de negar ataques a civis e sustenta que as imagens que mostram mortos nas ruas foram “encomendadas pelos EUA”.
Onde fica Bucha?
Bucha fica a 60km da capital da Ucrânia, Kiev
Arte g1
Situada ao norte da capital Kiev, Bucha está na mesma região de Irpin e Hostomel, outras cidades que registraram conflitos e tiveram ocupação russa nas primeiras semanas da guerra.
Menos falada no início da invasão, Bucha é uma cidade de pequenas proporções, com uma população estimada, em 2020, de 37 mil habitantes espalhados em uma área de apenas 26,5 km².
O controle de Bucha era estratégico durante a primeira fase da guerra na Ucrânia, uma vez que o domínio das cidades ao redor de Kiev facilitaria o cerco a capital pelas forças russas.
Retirada russa
Na semana passada, o prefeito de Bucha anunciou que as forças russas abandonaram a região, em uma movimentação do exército de Vladimir Putin que recuou nas frentes da capital ucraniana.
Segundo a Defesa russa, a intenção é dedicar os esforços para a “libertação do leste”, onde fica o Donbass, região separatista que Putin reconheceu independente um dia antes de invadir a Ucrânia.
Com a saída dos russos da região de Kiev, voluntários, agentes do governo ucraniano e jornalistas puderam entrar novamente na cidade e registraram imagens de destruição.
Corpos de civis são abandonados em ruas da cidade de Bucha, na Ucrânia
Jornalistas da BBC, Reuters, Associated Press e France Presse registraram imagens de corpos jogados nas ruas, com roupas civis, alguns deles amarrados.
Com os registros feitos pela imprensa independente, a pressão internacional contra a Rússia e a denúncia de crimes de guerra ganhou força.
Possíveis crimes de guerra
Os ucranianos acusam a Rússia de cometer crimes de guerra durante a invasão.
O Tribunal Internacional de Haia, corte responsável por julgar violações e crimes cometidos em conflitos no mundo inteiro, define um crime de guerra como “uma brecha grave” das Convenções de Genebra. Essas convenções foram feitas após a Segunda Guerra Mundial e estabeleceu normas e limites para o mundo inteiro.
O primeiro grande desafio é confirmar a autoria de tropas russas nos assassinatos de civis, o que vai além de acusações dos líderes de Estado. No caso de Bucha, a Rússia acusa o governo da Ucrânia de armar uma notícia falsa.
‘Genocídio’, diz Zelensky
Volodymyr Zelensky visita Bucha após massacre e acusa Rússia de genocídio
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, classificou como genocídio o massacre que atribuiu às forças russas. Ele disse que o massacre irá atrasar o processo de negociação de paz com a Rússia.
“Estes são crimes de guerra e serão reconhecidos pelo mundo como genocídio”, disse ele.
O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, defendeu que “novos Julgamentos de Nuremberg” sejam realizados – em referência aos tribunais que condenaram crimes nazistas na Segunda Guerra Mundial.
“Esta não é uma operação especial, não são ações policiais” disse em um aeroporto destruído próximo a Hostomel, na região de Kiev. “São racistas comuns, fascistas, e são desumanos, que simplesmente cometeram crimes contra civis, estupraram, mataram, atiraram na nuca. O mundo inteiro precisa saber disso.”
‘Imagens encomendadas pelos EUA’, diz Rússia
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que imagens de civis mortos na cidade ucraniana de Bucha foram “encomendadas” pelos Estados Unidos como parte de um plano para culpar a Rússia.
“Quem são os mestres da provocação? É claro que os Estados Unidos e a Otan”, disse a porta-voz do ministério, Maria Zakharova, em entrevista à televisão estatal.
Zakharova disse que os protestos ocidentais imediatos sobre as imagens de civis mortos indicavam que a história fazia parte de um plano para manchar a reputação da Rússia.
“Neste caso, me parece que o fato de essas declarações [sobre a Rússia] terem sido feitas nos primeiros minutos depois que esses materiais apareceram não deixa dúvidas sobre quem ‘encomendou’ essa história.”g1 > MundoRead More