Casos de Covid-19 no mundo passam de meio bilhão
Pouco mais de dois anos desde o início da pandemia, OMS registra mais de 500 milhões de infectados pelo coronavírus Levantamento da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, até a manhã desta quinta-feira (14)
Reprodução/ Un. Johns Hopkins
O mundo ultrapassou os 500 milhões de casos registrados de Covid-19, pouco mais de dois anos do início da pandemia que alcançou todos os países do planeta e já deixou mais de 6,1 milhões de mortos.
Até o início da manhã desta quinta-feira (14), a Universidade Johns Hopkins, que desde o início da pandemia monitora em tempo real o número de casos em todos os países do mundo, havia registrado 501.923.457 infectados pelo coronavírus. O número de mortos em decorrência da Covid-19, a doença causada pelo vírus, chegou a 6.189.867 no mesmo período.
Veja os números da pandemia nesta quarta (13)
O levantamento considera apenas os casos registrados – a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número real de infectados seja muito maior. A marca foi alcançada um dia depois de a OMS anunciar que continua considerando a pandemia uma emergência de saúde pública internacional.
Embora os casos sigam crescendo, o ritmo de novos registros vem caindo desde o fim de janeiro, quando a variante Ômicron produziu recorde de infectados em vários países do mundo, como o Brasil. Os registros semanais despencaram de 298 milhões de casos mundiais em 23 de janeiro para 7,5 milhões de casos na semana passada.
No entanto, países da Europa ainda enfrentam surtos locais, e a China têm registrado recordes de novos casos desde o início da pandemia.
Pessoas fazem teste PCR para detectar se estão com Covid-19 durante confinamento no distrito de Jing’an, em Xangai, na China, no dia 10 de abril de 2022
Hector Retamal/AFP
Estados Unidos lideram registros
Os Estados Unidos lideram o número de infectados até agora. Segundo o balanço da universidade norte-americana, há 80.514.666 de casos conhecidos no país, que se aproximo da marca de 1 milhão de mortos. Até agora, 987.560 mortes pela Covid-19 foram registradas por lá desde o início da pandemia
Já o Brasil registrou, até a manhã desta quinta-feira (14), 30.209.276 de casos e 661.710 mortes.
Veja também:
Brasil registra menor média móvel de mortes por Covid em 3 meses, com 133 vítimas por dia
Mapa mostra variação de mortes e casos por Covid-19 em todos os estados do Brasil
Vacinados
Já as doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas no mundo inteiro está na casa dos bilhões. Segundo a John Hopkins, esse número era de 11.130.978.880 até esta manhã, levando em consideração todas as doses que uma mesma pessoa já tomou.
Já a meta de vacinar 70% das populações de todos os países do mundo até julho deste ano foi mantida. Até agora, 64 países já cumpriram a meta, segundo o monitoramento “Our World in Data”, ligado à Universidade de Oxford; o Brasil está entre eles. Por outro lado, um levantamento divulgado nesta semana pela própria OMS apontou que 21 países não vacinaram nem sequer 10% de suas populações.g1 > MundoRead More