RÁDIO BPA

TV BPA

Com desfile à meia-noite, Coreia do Norte celebra 90 anos de seu exército

Parada militar, com drones, fogos de artifícios e mísseis, é vista como tentativa de Kim Jong-un de mostrar poder bélico. Em março, Pyongyang testou lançamento de míssil balístico internacional. Postos de controle da Coreia do Sul, à frente, e da Coreia do Norte, ao fundo, horas antes da parada militar em Pyongyang nesta segunda-feira (25)
Kim Hong-Ji/ Reuters
Em tentativa de demonstração de força, a Coreia do Norte realizou nesta segunda-feira (25) um desfile militar noturno para celebrar os 90 anos de seu exército. O Exército Revolucionário do Povo Coreano aconteceu em uma praça de Pyongyang e contou com diversos mísseis além de drones, show de luzes e fogos de artifício, segundo informações do governo da Coreia do Sul.
Na semana passada, especialistas já previam que o país aproveitaria a data para exibir o poderio militar das Forças Armadas, que vem tentando mostrar ao mundo sua capacidade bélica.
Coreia do Norte divulga vídeo mostrando lançamento de novo míssil
Em março, o presidente do país, Kim Jong-un, testou um míssil balístico intercontinental pela primeira vez desde 2017, e divulgou um vídeo editado com imagens do teste.
De acordo com informações obtidas pelo governo sul-coreano, a parada desta segunda-feira conta com cerca de 20.000 soldados e algumas das maiores armas da Coreia do Norte, incluindo o míssil balístico internacional Hwasong-17, testado em março, além de mísseis supersônicos e lançados de submarinos.
O site sul-coreano NK News, que monitora atividades da Coreia do Norte, afirmou ainda que 12 objetos luminosos, drones e um helicóptero de altitude sobrevoaram a capital do país durante o desfile.
Leia também:
Por que a Coreia do Norte segue testando mísseis
Kim Jong-un, da Coreia do Norte, presenteia âncora de telejornal mais famoso do país com mansão
O que se sabe sobre o ‘míssil monstro’ da Coreia do Norte
De acordo com a Coreia do Sul, o desfile começou às 22h locais (10h no horário de Brasília) na praça Kim Il Sung, que fica na capital Pyongyang.
O governo comunista, que possui armamento nuclear, costuma celebrar datas especiais ou comemorações com grandes desfiles militares, que começam com paradas militares, puxada pela marcha da infantaria, seguida por veículos blindados e culminando nos mísseis pelos quais Pyongyang se gaba.
Observadores internacionais costumam monitorar de perto esses eventos para tentar descobrir os mais recentes desenvolvimentos armamentistas da Coreia do Norte.
Desfiles noturnos
A Coreia do Norte celebrou apenas três desfiles militares noturnos nos últimos anos, e os veículos estatais informaram sobre os eventos somente apenas no dia seguinte. O desfile desta segunda-feira (25) também não foi anunciado pela mídia local.
Só este ano, Pyongyang realizou mais de dez testes de armas.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *