RÁDIO BPA

TV BPA

‘Eles queriam nos matar’, diz refugiada ucraniana ao chegar na Romênia

A invasão russa na Ucrânia mobilizou a saída de quase 5 milhões de refugiados, segundo a ONU. Uma refugiada ucraniana disse que decidiu sair do seu país porque temia pela sua vida. Mulheres que fugiram da guerra falam do medo que sentiram na Ucrânia
Mais de 4 mil ucranianos passaram a fronteira com a Romênia, fugindo da guerra, somente na última sexta (15), segundo levantamento das autoridades locais. A estimativa da guarda da fronteira é que mais de 700 mil ucranianos fugiram para lá desde o início da invasão russa.
A refugiada ucraniana Olga Tarasenko chegou a Romênia neste sábado (16)
Reuters
Olga Tarasenko, uma refugiada ucraniana que chegou a Romênia neste sábado (16), disse que decidiu sair do seu país porque temia pela sua vida:
“Eles queriam nos matar, como fizeram em Mariupol, em Bucha, em Hostomel”, disse Olga Tarasenko. “Eles não são boas pessoas”.
A declaração foi dada logo após ela atravessar a fronteira com outros ucranianos.
Irina fugiu da guerra na Ucrânia, indo para o país vizinho, Romênia, com seu filho
Reuters
“A tropas russas são cruéis contra os ucranianos, eles estupram as mulheres, matam as crianças”, disse Irina, outra refugiada que estava fugindo com seu filho. “Isso nos deixou muito assustados, então tivemos que sair da Ucrânia, para outro país. Infelizmente.”
O serviço de emergência da Romênia e voluntários oferecem água e comida para aqueles que entram pela cidade de Siret, o principal local de chegada de refugiados da Ucrânia.
A invasão russa mobilizou a saída de quase 5 milhões de refugiados, segundo um levantamento da ONU. A maioria foi para a Polônia, mas muitos deles também foram para a Romênia, outro país que faz fronteira com a Ucrânia.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *