RÁDIO BPA

TV BPA

Emmanuel Macron e Marine Le Pen fazem debate antes de eleições na França; custo de vida e Rússia são os principais temas

O atual presidente da França criticou a adversária por ela ter recorrido a um empréstimo de um banco russo; e Le Pen falou sobre o custo de vida na França. Reprodução de imagem do debate entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen em 20 de abril de 2022
Ludovic Marin / AFP
O presidente francês, Emmanuel Macron, e a sua adversária de extrema-direita, Marine Le Pen, discutiram nesta quarta-feira (20) quem seria o melhor indicado para melhorar o poder de compra dos eleitores e tocar a política externa da França, no único debate entre eles antes da eleição de domingo.
Compartilhar pelo WhatsApp
Compartilhar pelo Telegram
Le Pen está atrás de Macron nas pesquisas de opinião. O debate é uma chance de mostrar que ela tem estatura para ser presidente e convencer mais eleitores de que não devem temer ver a extrema direita no poder.
Leia também
Vantagem de Macron sobre Le Pen nas pesquisas se amplia antes do 2º turno de domingo na França
Eleição presidencial francesa : Macron e Le Pen correm atrás dos votos do candidatos derrotados
Macron e Le Pen disputam o segundo turno na França
“Eu quero dar aos franceses o dinheiro deles de volta”, disse Le Pen, em uma crítica ao retrospecto de Macron no poder. “Eu quero dizer a eles que outra escolha é possível, eu serei a presidente do custo de vida”, afirmou a candidata.
A principal linha de ataque de Macron contra sua adversária no começo do debate foi sua antiga admiração do presidente russo, Vladimir Putin, e um empréstimo para a campanha de 2017 que ela contraiu por meio de um banco russo e o seu reconhecimento da anexação da Crimeia.
“Você depende do poder da Rússia, você depende do senhor Putin. Você pegou um empréstimo de um banco russo”, disse Macron, à adversária. “Muitas das suas escolhas podem ser explicadas por essa dependência”, disse, acrescentando: “Você fez uma escolha que a limitou politicamente”.
A eleição apresenta aos eleitores duas visões opostas da França: Macron propõe uma plataforma liberal pró-Europa, enquanto o manifesto nacionalista de Le Pen é fundamentado em um profundo ceticismo europeu.
O debate foi tenso o tempo todo, salpicado de “não me interrompa”, “isso está errado” e acusações de um para o outro de ter uma visão pouco ambiciosa da França e de seu futuro.
“Pare de misturar tudo”, disse Macron a Le Pen durante uma discussão sobre a dívida pública da França. “Não me dê sermão”, respondeu Le Pen.
Veja os vídeos mais assistidos do g1g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *