RÁDIO BPA

TV BPA

EUA não vão exigir máscaras em voos, trens, metrô e ônibus

Uma juíza federal decidiu que o órgão de controle de doenças extrapolava sua autoridade ao exigir o uso de máscaras. A administração de segurança de transportes afirmou, horas mais tarde, que não iria mais policiar as pessoas para que elas usem as máscaras. Casos de covid estão em alta na maior parte dos EUA
O uso de máscara não é mais obrigatório em aviões, trens, metrô e ônibus nos Estados Unidos a partir desta segunda-feira (18), de acordo com o governo do país.
Compartilhe pelo WhatsApp
Compartilhe pelo Telegram
Ainda há diretrizes dos Centros de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) para que se use máscaras nesses ambientes, mas o órgão responsável pelo policiamento do uso da máscara, a Administração de Segurança em Transporte (TSA) afirmou que não vai mais policiar as pessoas para fazer essa medida ser cumprida.
Leia também
Fim da obrigatoriedade das máscaras: veja qual a regra nas capitais sobre o uso em locais abertos e fechados
O governo anunciou a medida depois que uma juíza americana declarou ilegal a obrigatoriedade federal do uso de máscaras no transporte público dos EUA. A medida era objeto de uma batalha judicial.
Imagem de passageiros em um voo com origem em Nova York em maio de 2020
Eleonore Sens / AFP
A magistrada Kathryn Kimball Mizelle, de Tampa, Flórida, determinou que os CDC ultrapassaram sua autoridade ao impor a exigência, que se aplica a aviões, trens, metrô e ônibus, entre outros.
O governo está avaliando quais serão seus próximos passos, mas, por enquanto, não há obrigatoriedade.
Pressão para flexibilizar a medida
Nas últimas semanas, o governo do democrata Joe Biden vem sofrendo uma crescente pressão para flexibilizar ou anular a medida.
Cerca de vinte estados liderados por republicanos e várias grandes companhias aéreas pediram o fim do uso obrigatório de máscaras nos aviões e outros meios de transporte público.
Na semana passada, no entanto, as autoridades federais decidiram estender a exigência até pelo menos 3 de maio.
Veja os vídeos mais assistidos do g1g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *