RÁDIO BPA

TV BPA

Juiz autoriza extradição de ex-chefe policial de Honduras aos EUA por narcotráfico

Ex-presidente de Honduras também foi condenado a ser extraditado para os Estados Unidos. Ex-presidente de Honduras será extraditado para os Estados Unidos
A Justiça de Honduras autorizou nesta sexta-feira (8) a extradição aos Estados Unidos do ex-chefe da Polícia Nacional, Juan Carlos “Tigre” Bonilla, acusado de supervisionar operações de tráfico de drogas para o ex-presidente Juan Orlando Hernández, que já está detido desde fevereiro.
Compartilhar pelo WhatsApp
Compartilhar pelo Telegram
A Corte do Distrito Sul de Nova York havia pedido a extradição, e um juiz de primeira instância deu a ordem.
Leia também
EUA solicitam extradição do ex-presidente de Honduras acusado de receber dinheiro de traficantes de drogas
Suprema Corte de Honduras decide que extradição de ex-presidente para os EUA é válida
Em um comunicado, a Corte detalhou que o tribunal de Manhattan atribui a Bonilla três acusações relacionadas com “participar na conspiração para importar substância controlada nos Estados Unidos” e por usar armas para exportar drogas para os EUA .
A defesa tem até a próxima segunda-feira para recorrer da decisão.
Bonilla foi preso em 9 de março em Tegucigalpa. Ele ocupou o cargo de diretor da polícia entre 2012 e 2013 e foi citado como “co-conspirador” de narcotráfico do ex-deputado Juan Antonio “Tony” Hernández, em um julgamento no qual o irmão do ex-presidente hondurenho foi condenado à prisão perpétua, em março de 2021, na Corte do Distrito Sul de Nova York.
Em maio de 2021, veio à tona a informação de que os Estados Unidos haviam solicitado a extradição de Bonilla, que negou as acusações que lhe foram atribuídas pela promotoria de Manhattan.
A promotoria de Nova York afirmou em 30 de abril de 2020 que ele Bonilla abusou de seus cargos na polícia hondurenha para “burlar a lei e desempenhar um papel-chave em uma violenta conspiração internacional de tráfico de drogas”.
Ex-presidente também deve ser extraditado
O processo pelo qual a Justiça condenou Bonilla é o mesmo do ex-presidente Hernández, cuja extradição foi aprovada pelos 15 magistrados da CSJ em 28 de março.
Imagem de Juan Orlando Hernandez, ex-presidente de Honduras, em 14 de agosto de 2021
Orlando Sierra/ AFP
A defesa do ex-presidente Hernández apresentou um recurso de amparo para impedir a extradição, mas o mesmo foi negado. Segundo Melvin Duarte, 12 magistrados assinaram a ata de extradição, mas ainda faltam três assinaturas para ordenar a entrega do ex-presidente aos Estados Unidos.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *