RÁDIO BPA

TV BPA

Quem é José Mauro Ferreira Coelho, o novo presidente da Petrobras

Ferreira Coelho ocupou o cargo de secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia até outubro do ano passado. Nome do executivo foi indicado depois da desistência do economista Adriano Pires. José Mauro Coelho toma posse como presidente da Petrobras
José Mauro Ferreira Coelho tomou posse nesta quinta-feira (14) como novo presidente da Petrobras. O executivo cumpre mandato de um ano.
Ele vai substituir Joaquim Silva e Luna no comando da estatal e será o terceiro presidente da Petrobras na gestão Jair Bolsonaro. A presidência da empresa também já foi ocupada por Roberto Castello Branco.
Ferreira Coelho foi presidente do conselho de administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA) e ocupou o cargo de secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia até outubro do ano passado.
Ele assumiu o cargo de secretário no Ministério de Minas e Energia em abril de 2020. Antes, trabalhou por 12 anos na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal do governo responsável pelo planejamento do setor elétrico.
O executivo é graduado em química industrial, com mestrado em engenharia dos materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutorado em planejamento energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Em sua posse, Ferreira Coelho não endereçou diretamente a questão da política de preços da Petrobras, mas sinalizou que pretende manter o “modelo de gestão” adotado desde 2017 com melhorias na “comunicação da empresa” sobre suas ações.
“Em 2014, a dívida bruta da Petrobras era de US$ 160 bilhões, uma das maiores do mundo corporativo. Hoje, com o novo modelo de gestão da empresa, é de menos de US$ 60 bilhões. A gestão da dívida abre espaço para que façamos investimentos”, disse.
A menção de Coelho à redução da dívida, contudo, está vinculada à política de preços. Ainda na gestão de Pedro Parente, a empresa adotou o preço de paridade de importação (PPI) para definir o preço da gasolina e diesel nas refinarias.
O PPI é orientado pelas flutuações do preço do barril de petróleo no mercado internacional e pelo câmbio. Os seguidos reajustes, apesar de auxiliarem o caixa da empresa, foram as principais motivações para as demissões de Silva e Luna e de seu antecessor, o economista Roberto Castello Branco.
MAIS NOTÍCIAS SOBRE A PETROBRAS
José Mauro Ferreira Coelho toma posse como presidente da Petrobras
Quem é Joaquim Silva e Luna, general demitido por Bolsonaro do comando da Petrobras
Por que Silva e Luna foi demitido da Petrobras e o que isso muda nos preços dos combustíveis
Bolsonaro demite Roberto Castello Branco da presidência da Petrobras
Saiba quem é José Mauro Coelho, indicado à Presidência da Petrobras
Substituição
Ferreira Coelho foi indicado para o cargo depois que o empresário Adriano Pires desistiu de assumir presidência da Petrobras em meio à apuração de conflito de interesses.
Na carta em que desistiu da indicação, Pires disse que não poderia conciliar o cargo com as atividades de consultoria que já desempenha, atualmente, para empresas do setor.
Adriano Pires desiste de assumir presidência da Petrobras em meio à apuração de conflito de interessesg1 > EconomiaRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *