RÁDIO BPA

TV BPA

Rússia realiza troca de prisioneiros com os EUA

O estudante americano Trevor Reed foi trocado por Konstantin Yaroshenko durante esta quarta-feira (27). Ex-fuzileiro da Marinha americana, Trevor Reed, durante audiência na Rússia
Maxim Shemetov/REUTERS
A Rússia e os Estados Unidos realizaram uma troca de condenados nesta quarta-feira (27): o estudante americano Trevor Reed foi trocado por Konstantin Yaroshenko, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia à TASS, agência estatal russa.
“Como resultado de um longo processo de negociação, em 27 de abril de 2022, o cidadão americano Trevor Rowdy Reed, anteriormente condenado na Federação Russa, foi trocado pelo cidadão russo Konstantin Yaroshenko, que foi condenado a 20 anos de prisão por um tribunal americano em 2010”, disse o ministério.
O presidente dos EUA, Joe Biden, saudou na quarta-feira a libertação do americano Trevor Reed da detenção na Rússia, onde está detido desde 2019.
“Hoje, damos as boas-vindas a Trevor Reed e celebramos seu retorno à família que sentia muita falta dele. Trevor, um ex-fuzileiro naval dos EUA, está livre da detenção russa”, disse Biden em comunicado.
Em um comunicado, a família dele agradeceu a Biden e outros envolvidos na libertação, dizendo que “nossa família está vivendo um pesadelo”.
Biden não comentou os detalhes da liberação, exceto para dizer: “As negociações que nos permitiram trazer Trevor para casa exigiram decisões difíceis que não tomo de ânimo leve”.
Trevor Reed
Um tribunal russo condenou o ex-fuzileiro naval Trevor Reed a 9 anos de prisão em julho de 2020. Na ocasião, a Rússia alegou que ele havia agredido 2 policiais. Trevor, por outro lado, dizia que a prisão era política.
Na ocasião presente na audiência, o pai de Trevor, Joey Reed, argumentou que nenhuma das provas apresentadas pelos investigadores russos era confiável e que se tratava de um processo “corrupto”.
Recentemente, em março deste ano, Trevor Reed anunciou uma greve de fome por conta da forma como vinha sendo tratado pelos carcereiros. O caso ficou conhecido ter acontecido durante a invasão da Rússia no território ucraniano.
Konstantin Yaroshenko
Yaroshenko foi condenado a 20 anos de prisão sob a acusação de contrabando de quatro toneladas de cocaína para os EUA. Ele foi preso na Libéria, em 2010, e extraditado para os EUA, onde foi considerado culpado e sentenciado em setembro de 2011. Yaroshenko insistiu em sua inocência e disse que não transportou nenhuma carga desde a dissolução da União Soviética.
A Rússia criticou os EUA por não notificar seus serviços consulares sobre a prisão e extradição do cidadão russo, classificando-o como um “sequestro” organizado pelo governo americano e uma violação das leis diplomáticas internacionais.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *