RÁDIO BPA

TV BPA

Secretário-geral da ONU se reúne com Zelensky em Kiev

Mais cedo, Guterres visitou cidades nos arredores da capital ucraniana onde moradores acusam a Rússia de ter cometido crimes de guerra. Secretário-geral da ONU, António Guterres, durante encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Kiev
Valentyn Ogirenko/REUTERS
O secretário-geral da ONU, António Guterres, se reuniu nesta quinta-feira (28) com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Durante seu discurso, Guterres disse que a situação da cidade de Mariupol é uma crise dentro de uma crise. Ele ainda disse que teve discussões intensas com Zelensky para tornar realidade uma evacuação de Mariupol, principalmente da siderúrgica de Azovstal.
Antes da reunião, Guterres afirmou que a “guerra é um absurdo no século XXI”, durante uma visita a Borodianka, uma das localidades dos subúrbios da capital onde os ucranianos acusam tropas russas pela morte de civis durante a ocupação em março.
Em sua primeira visita à Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, Guterres passou por edifícios em ruínas, ao lado de militares ucranianos e funcionários do governo local.
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em visita à cidade de Irpin, nos arredores de Kiev, em 28 de abril de 2022
Gleb Garanich/ Reuters
“Imagino minha família em uma destas casas destruídas. Vejo minhas netas fugindo em pânico. A guerra é um absurdo no século XXI. A guerra é o mal. Não há como uma guerra ser aceitável no século XXI”, declarou Guterres.
Secretário-geral da ONU visita cidades ucranianas devastadas pela guerra
O secretário-geral da ONU seguiu para Bucha, outra área do subúrbio da capital ucraniana onde os ucranianos acusam Moscou de crimes de guerra. Durante a tarde ele se reunirá com o presidente do país, Volodymyr Zelensky.
Guterres desembarcou na Ucrânia na noite de quarta-feira (28), depois de visitar Moscou. Na Rússia, ele se reuniu com o presidente Vladimir Putin e pediu colaboração com a ONU, além da retirada de civis das zonas bombardeadas, principalmente no leste e sul da Ucrânia, onde as tropas russas concentram sua ofensiva.
Antonio Guterres em visita aos arredores de Kiev, em 28 de abri de 2022
AP
LEIA TAMBÉM:
Em encontro com chefe da ONU, Putin diz ainda ter esperança de negociar com a Ucrânia
Em Moscou, secretário-geral da ONU pede cessar-fogo e investigação independente sobre crimes de guerra
Guterres em Moscou
Putin em reunião com Guterres no Kremlin em 26 de abril de 2022
Kremlin Pool via Reuters
Em visita inédita a Moscou, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres, pediu nesta terça-feira (26) um cessar-fogo imediato na Ucrânia e uma investigação independente para apurar indícios de crimes de guerra cometidos por tropas russas.
Esta foi a primeira vez que o secretário-geral da ONU foi à Rússia desde o início da guerra da Ucrânia, que já dura mais de dois meses. A visita aconteceu em meio à escalada de tensões após o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, ter afirmado na segunda-feira (25) ver um risco real de uma Terceira Guerra Mundial.
Putin se reúne com Guterres em Moscou
Reprodução/Rossiya 24
Durante a visita, Guterres também se encontrou com Putin. O presidente russo disse que ainda tem esperança de negociar com a Ucrânia.
Em reunião, que teve trechos transmitidos pela televisão russa, Putin disse ter intenções de encerrar o conflito por vias diplomáticas e negou acusações contra seu exército por supostos massacres.
“Apesar de que a operação militar [como a Rússia chama a guerra na Ucrânia] esteja se desenvolvendo, continuamos com esperanças na capacidade de alcançar acordos pela via diplomática”, disse Putin.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *