Bombardeio russo atinge tanque de ácido nítrico na Ucrânia
O ácido nítrico pode causar danos aos pulmões e perda de visão. O ataque ocorreu em Severodonetsk, a última grande cidade da região de Luhansk que não está sob o controle de Moscou. Fumaça após bombardeio russo na cidade de Severodonetsk, na Ucrânia, em 30 de maio de 2022
Aris Messinis / AFP
Um ataque das forças russas atingiu nesta terça-feira (31) um tanque de ácido nítrico em uma fábrica de produtos químicos localizada em Severodonetsk, leste da Ucrânia, anunciou o governador local, Serhii Haiday.
O ácido nítrico pode causar danos aos pulmões e perda de visão.
O governador pediu à população que se mantenha abrigada e que prepare máscaras de proteção.
De acordo com líderes separatistas pró-Rússia, o tanque “explodiu” em uma área controlada pelas forças ucranianas.
Presidente Zelensky visita o leste da Ucrânia pela 1ª vez desde o início da guerra
“Na fábrica química de Azot, um tanque com produtos químicos explodiu. Em princípio, é ácido nítrico”, disse Rodion Mironchik, líder da autoproclamada “República” de Lugansk, no Telegram.
“Os ataques do Exército russo, incluindo os bombardeios aéreos indiscriminados, são simplesmente uma loucura absoluta”, denunciou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em vídeo publicado no Telegram.
“A maior parte” de Severodonetsk, a última grande cidade da região de Luhansk que ainda não foi dominada por Moscou, está sob controle do exército russo, anunciou nesta terça-feira (31) o governador Haiday.
“Infelizmente, hoje [terça-feira] os soldados russos controlam a maior parte da cidade”, indicou Haiday em declarações a um canal de televisão ucraniano, no qual lamentou “a destruição de 90%” da cidade.
“Os combates acontecem no centro da cidade”, acrescentou Haiday, que detalhou que “não há nenhuma possibilidade de sair de Severodonetsk”.
Com este anúncio, o governador confirma que o exército russo está avançando em seu objetivo de assumir o controle de Severodonetsk.
Embora a situação esteja cada vez mais complicada para as tropas ucranianas, “nossos soldados não estão cercados”, disse Haiday.
“Todas as infraestruturas críticas estão totalmente destruídas” e “60% do parque habitacional não poderá ser restaurado”, lamentou o governador de Luhansk.
Veja os vídeos mais assistidos do g1g1 > MundoRead More