RÁDIO BPA

TV BPA

Combates na capital da Líbia deixam 12 mortos e 87 feridos

Impasse entre dois grupos armados divergentes se estende desde esta sexta-feira (26). Veículos militares aparecem alinhados em rua da Líbia
Ayman al-Sahili/REUTERS
Confrontos entre grupos armados em Trípoli, capital da Líbia, deixaram 12 mortos e 87 feridos desde sexta-feira, informou neste sábado o ministério da Saúde.
“São números preliminares das vítimas em Trípoli”, afirmou o ministério em um comunicado, em referência aos confrontos que explodiram na sexta-feira à noite na capital entre grupos que apoiam governos rivais, em um país que vive um cenário de caos político.
Um impasse de meses pelo poder na Líbia colocou o Governo de Unidade Nacional (GNU) de Trípoli sob o comando de Abdulhamid al-Dbeibah, atual primeiro-ministro, contra uma administração rival sob o comando de Fathi Bashagha, também entitulado primeiro-ministro da Líbia, esse apoiado pelo parlamento.
Fumaça preta nos ares de Trípoli, na Líbia
Mahmud TURKIA / AFP
Os confrontos eclodiram durante a noite quando um dos principais grupos de Trípoli atacou uma base mantida por outro, disseram testemunhas, levando a horas de tiroteios e explosões.
Os combates se intensificaram no final da manhã de sábado, com armas de fogo mais leves, metralhadoras pesadas e morteiros implantados em diferentes áreas centrais. Colunas de fumaça preta se ergueram no horizonte de Trípoli e tiros e explosões ecoaram no ar.
Intensos confrontos começaram mais tarde em Janzour, na estrada costeira a oeste de Trípoli e um possível ponto de acesso para algumas forças alinhadas com Bashagha, disseram pessoas que trabalham na área.
Fila de veículos blindados em Trípoli, capital da Líbia
Yousef Murad/AP
O Ministério da Saúde do GNU disse que vários hospitais e centros de saúde foram atingidos nos combates.
A missão da ONU na Líbia pediu a suspensão imediata dos combates e expressou preocupação com bombardeios em distritos civis.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *