RÁDIO BPA

TV BPA

Corpo de Gorbachev será velado no mesmo salão que o de Stálin; funeral de Estado ainda é dúvida

Ex-líder soviético, que comandou a reabertura da Rússia ao Ocidente e morreu na terça-feira (30), era crítico do atual presidente, Vladimir Putin. Kremlin diz que ainda avalia se cerimônia terá honras de Estado. Ao longo de sua carreira política, Gorbachev se reuniu com líderes mundiais como Fidel Castro e o papa João Paulo II.
Reprodução
O funeral do último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, que morreu na terça-feira (30) em Moscou, será realizado no sábado (3), informou a agência de notícias russa Interfax nesta quarta-feira (31).
O funeral acontecerá no mesmo local onde o corpo do ditador soviético Josef Stálin foi exposto após sua morte, em 1953, no famoso Salão das Colunas da Casa dos Sindicatos de Moscou. A cerimônia será aberta ao público.
No entanto, o Kremlin disse que ainda não decidiu se dará à cerimônia o tratamento de funeral de Estado, comum a ex-chefes de Estado. Em funerais desse tipo, há homenagens oficiais e a presença de militares das Forças Armadas e de líderes e ex-líderes.
A presença do presidente russo, Vladimir Putin, também ainda é dúvida, segundo afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Putin enviou mais cedo nesta quarta-feira aos parentes de Gorbachev suas condolências por telegrama, enquanto o Kremlin saudou o falecido político como um extraordinário estadista global que ajudou a acabar com a Guerra Fria, mas estava muito errado sobre a perspectiva de reaproximação com o Ocidente “sanguinário”.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *