RÁDIO BPA

TV BPA

Presidente de Angola abre vantagem após apuração de 86% urnas das eleições no país

Disputa eleitoral é a mais acirrada na Angola desde a independência de Portugal, na década de 1970. José Lourenço, que governa o país, mantém liderança com 52.08% dos votos. Opositor Adalberto Costa Júnior, candidato opositor popular entre jovens, está em segundo lugar. Motociclista passa diante de cartaz do atual presidente da Angola, em 23 de agosto de 2022.
Siphiwe Sibeko/ Reuters
O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), do presidente João Lourenço, tem 52.08% dos votos nas eleições legislativas celebradas na quarta-feira, após a apuração de 86% das urnas, informou a Comissão Eleitoral.
A União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita), do carismático líder opositor Adalberto Costa Júnior, registra 42.98% dos votos, segundo a comissão.
Mas o vice-líder da Unita, Abel Chivukuvuku, afirmou que o partido lidera a votação, de acordo com a pesquisa de boca de urna da formação.
“Nossos centros de apuração (…) mostram claros indicadores provisórios de uma tendência de vitória da Unita em todas as províncias”, afirmou na quarta-feira à noite.
A apuração começou logo após o fim da votação na quarta-feira, naquela que é considerada a disputa mais acirrada na história democrática do país.
O MPLA tem o controle do processo eleitoral e da imprensa estatal, o que gerou muita preocupação de grupos opositores e civis com a contagem dos votos.
Os resultados de eleições passadas foram questionados e a apuração pode demorar semanas.
A eleição foi dominada pelos muitos problemas de Angola: crise econômica, inflação, pobreza e seca, agravados pela morte do ex-presidente José Eduardo dos Santos.
Mais de 14 milhões de pessoas estavam registradas para votar no país do sul da África.
“As eleições são um sucesso e transcorreram de maneira exemplar”, afirmou na quarta-feira Lucas Quilundo, porta-voz da Comissão Eleitoral.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *