RÁDIO BPA

TV BPA

RJ tem 4,6 milhões de pessoas já recenseadas, aponta IBGE

Instituto divulgou nesta terça-feira (30) um balanço da primeiro mês de coleta do Censo 2022. Censo 2022: Rio tem 4,6 milhões de pessoas recenseadas
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (30) um balanço do primeiro mês de coleta do Censo 2022. O estado do RJ tem 4,6 milhões de pessoas já recenseadas — o que corresponde a 8% do total.
Confira abaixo alguns números:
Mais de 2 milhões de homens e 2,5 milhões de mulheres entrevistados;
1,740 milhão de domicílios percorridos;
6.071 indígenas ouvidos, pouco mais de 1% do total;
3.810 quilombolas entrevistados, menos de 1% do total;
Cerca de 4% das pessoas se recusaram a ser entrevistadas.
População recenseada por unidades da Federação
Divulgação/IBGE
A avaliação do IBGE é que o Censo é um sucesso, apesar de algumas dificuldades já previstas.
Entre elas, está o roubo de dispositivos usados pelos recenseadores. Os equipamentos só servem para fazer a pesquisa, não são como smartfones comuns.
Recenseadores têm relatado atrasos nos pagamentos da remuneração. O IBGE reconheceu o problema, especialmente no pagamento do auxílio treinamento e locomoção, mas, segundo o instituto, eles já foram resolvidos e só restam casos pontuais.
Censo 2022: O que o IBGE quer saber? Quanto tempo dura a visita? Veja perguntas e respostas
Censo 2022: veja as perguntas dos questionários do IBGE
Entenda o Censo 2022
A coleta do Censo Demográfico 2022 começou no dia 1º de agosto nos 5.570 municípios do país.
Os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.
Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 632 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.494 grupamentos indígenas. O custo da operação é de R$ 2,3 bilhões.
Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.
O questionário pode ser respondido presencialmente, por telefone e pela internet. Agentes da Central de Atendimento ao Censo (0800 721 8181) responderão a dúvidas, prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante autorização, poderão preencher o questionário em entrevista.
Identificação dos recenseadores
Os recenseadores estarão uniformizados com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).
Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.g1 > EconomiaRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *