RÁDIO BPA

TV BPA

Touro conquista título de mais pesado da Expointer, em Esteio, pelo segundo ano consecutivo

Guardião da Boa Esperança, da raça Limousin, pesa mais de 1,3 tonelada. Animal é filho de touro bicampeão da balança. Touro Guardião da Boa Esperança, de fazenda de Cachoeira do Sul, na Expointer em Esteio
Seadpr/Divulgação
Um touro de 1,33 tonelada ganhou o título de animal mais pesado da Expointer, feira agropecuária realizada em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, pelo segundo ano consecutivo. O animal, batizado de Guardião da Boa Esperança, da raça Limousin, foi pesado nesta segunda-feira (29).
Nascido em 2017, o touro pesava 1,24 tonelada em 2021, quando ganhou o destaque pela primeira vez. O animal, destinado ao corte, pertence à Fazenda Boa Esperança, de Cachoeira do Sul, na Região Central do estado.
Expointer recebe 154 mil pessoas no primeiro fim de semana
“O peso se deve aos cuidados que a gente tem com a alimentação e o manejo. É uma raça muito dócil, aí fica fácil. Porque, quando o animal é arredio, brabo, é mais difícil de engordar”, fala o proprietário, Edgar Lima, conhecido como Cacaio.
Guardião é filho do reprodutor mais pesado da Expointer de 2017 e 2016, o touro 3M Batista. Nas duas ocasições, o pai venceu ao chegar a 1,45 tonelada e 1,35 tonelada, respectivamente. Ou seja, o herdeiro ainda não superou o recorde da família.
Evento teve 6,3 mil animais inscritos
“A gente já vai tratando o terneiro e a mãe com alimentação diferenciada. Depois do desmame, ele é amansado e vai para a cocheira, mas só quando chega na época da exposição. A gente cria esses animais em um sistema semiestabulado, ou seja, prende de noite e solta de dia”, explica Lima.
Segundo a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seapdr), a pesagem dos animais faz parte do julgamento de admissão. A etapa é composta pelo exame da arcada dentária, medição do comprimento, altura e do perímetro escrotal dos machos, além da conferência de tatuagem de cada animal e outros aspectos.
VÍDEOS: Tudo sobre o RSg1 > EconomiaRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *