RÁDIO BPA

TV BPA

Venezuela e Colômbia retomam relações diplomáticas após três anos de ruptura

Encontro entre representantes dos dois países aconteceu neste domingo (28) com a chegada a Caracas do embaixador colombiano. Maduro rompeu relações em 2019 por divergências com Iván Duque, então presidente da Colômbia. Rander Peña Ramírez, vice-ministro de relações exteriores da Venezuela, e Armando Benedetti, embaixador da Colômbia na Venezuela
Reprodução/Twitter
Os governos de Venezuela e Colômbia retomaram formalmente suas relações diplomáticas depois de três anos de ruptura. O encontro entre representantes dos dois países aconteceu neste domingo (28) com a chegada a Caracas, capital venezuelana, do embaixador colombiano Armando Benedetti.
Benedetti, que ocupava o cargo de senador pela Colômbia, se reuniu com o vice-ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Rander Peña Ramírez.
“As relações com a Venezuela nunca deveriam ter sido rompidas”, disse Benedetti. “Somos irmãos e uma linha imaginária não pode nos separar, muitíssimo menos uma política pública de Estado, como aconteceu com o presidente Iván Duque. Iremos restabelecer as relações com a Venezuela”.
Colômbia e Venezuela compartilham uma fronteira de 2.219 km, que tem sido palco de conflitos entre grupos armados, incluindo o Exército de Libertação Nacional (ELN) e dissidentes das Farcs. Os países afirmam que trabalharão para reforçar a segurança no local.
O plano de retomar as relações diplomáticas foi exposto em declaração conjunta feita no final de julho por representantes do governo de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, e de Gustavo Petro, que assumiria o cargo de presidente da Colômbia no início de agosto.
Nicolás Maduro rompeu relações com a Colômbia em fevereiro de 2019 por divergências com o então presidente colombiano Iván Duque, um dos primeiros a reconhecer Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *