Biden pedirá na ONU reforma no Conselho de Segurança
A reforma no Conselho é um tema recorrente em quase todas as crises internacionais. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, embarca no Air Force One com destino a Nova York, para a Assembleia Geral da ONU
REUTERS/Leah Millis
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discursa nesta quarta-feira (21) na Assembleia Geral da ONU em Nova York. Segundo o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, Biden planeja pedir uma reforma urgente no Conselho de Segurança da ONU.
“Acredito que estará na pauta e poderiam vê-lo fazer um pronunciamento público”, declarou Sullivan. Em seu discurso na Assembleia Geral, Biden irá se concentrar significativamente na invasão da Ucrânia pela Rússia como uma violação da Carta da ONU, indicou.
A reforma no Conselho é um tema recorrente em quase todas as crises internacionais quando um dos cinco membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França) exerce seu direito de veto para impedir resoluções propostas por outros. Mas a forma como Moscou tem usado seu poder de veto desde que invadiu a Ucrânia levou Washington a retomar o tema e insistir na ampliação do Conselho, que tem 15 membros, incluindo os cinco permanentes.
Biden também fará anúncios sobre os investimentos do governo americano contra a insegurança alimentar mundial, agravada pela invasão à Ucrânia, acrescentou Sullivan.g1 > MundoRead More