RÁDIO BPA

TV BPA

Elizabeth II será sepultada em cerimônia privada no castelo de Windsor

A cerimônia privada vai acontecer na capela familiar da igreja de Saint George, no castelo de Windsor após o funeral de Estado que ocorrerá durante a manhã em Londres. ‘Fim da fila’ está a 6 km do local do velório da rainha Elizabeth II
A rainha Elizabeth II será sepultada na segunda-feira (19) em uma cerimônia privada no Castelo de Windsor, revelou a Casa Real nesta quinta-feira (15).
A morte da monarca aos 96 anos, há uma semana, encerrou o reinado mais longo da história do Reino Unido (foram 70 anos ), e sua vida merece “uma homenagem apropriada”, disse Edward Fitzalan-Howard, duque de Norfolk, a pessoa que prepara o funeral há duas décadas.
A cerimônia privada vai acontecer na capela familiar da igreja de Saint George, no castelo de Windsor, às 19h30 de segunda-feira (15h30 de Brasília), após o funeral de Estado que ocorrerá durante a manhã em Londres.
Na sexta-feira (16), também às 19n30 locais, seus filhos, liderados pelo primogênito, o rei Charles III, participarão na cerimônia que é conhecida como “vigília dos príncipes”.
LEIA TAMBÉM
Rainha Elizabeth II, a monarca britânica mais longeva da história, morre aos 96 anos
Londres tem mais um dia de velório público da rainha Elizabeth II, Harry faz aniversário; veja programação
VÍDEO: Homem que guardava caixão da rainha Elizabeth II cai e é socorrido
Capela no castelo de Windsor
A rainha será enterrada na capela do Castelo de Windsor onde foram enterrados seu pai, George VI, seu marido, Philip de Edimburgo, sua mãe, Elizabeth e sua irmã Margaret.
Mais de cem chefes de Estado e de Governo e outras personalidades devem comparecer ao “funeral do século”, como o presidente americano, Joe Biden, o brasileiro Jair Bolsonaro, o rei da Espanha, Felipe VI, e o imperador do Japão, Naruhito.
Após o serviço religioso, o caixão de Elizabeth II percorrerá as ruas de Londres em um cortejo fúnebre que terminará no Wellington Arch, no Hyde Park, de onde partirá para Windsor.
Velório da rainha Elizabeth II tem fila
Henry Nicholls/Reuters
Incrivelmente emocionante
Nesta quinta, milhares de pessoas passaram diante do caixão de Elizabeth II, a única rainha que muitos conheceram no Reino Unido e uma figura que gozou do raro privilégio do afeto quase unânime em seu país.
Elizabeth II faleceu na quinta-feira da semana passada, 8 de setembro, aos 96 anos, após sete décadas de reinado. Ela foi sucedida por seu filho, Charles III.
O caixão com o corpo da monarca está desde quarta-feira no Westminster Hall, a área mais antiga do Parlamento, uma sala do século 111 que é o berço institucional do Reino Unido.
A fila avançava de maneira tranquila.
O uso de celulares está proibido no local.
A meteorologia deve ajudar, com a previsão de tempo ensolarado para os próximos dias.
Dia de descanso para o rei
O rei Charles III tem, nesta quinta-feira, seu primeiro dia sem compromissos oficiais desde a morte de sua mãe. Ele passará o dia em sua residência de campo de Highgrove, após os primeiros dias de reinado que provocaram polêmica por suas demonstrações de irritação.
Imagens divulgadas na terça-feira mostraram o novo rei inconformado com uma caneta utilizada para assinar um livro de honra que parecia perder a tinta. “Oh, Deus, eu odeio isso! (…) Eu não aguento essa maldita coisa””, disse o monarca.
Durante os próximos cinco dias, centenas de milhares de britânicos e estrangeiros, número que pode chegar a 750 mil segundo a imprensa, passarão pelo local, que permanecerá aberto até a madrugada de 19 de setembro, dia em que acontecerão o funeral de Estado na Abadia de Westminster e o sepultamento na capela George VI do Castelo de Windsor.
O governo alertou que a espera pode chegar a 30 horas em uma fila de até 10 quilômetros, que atravessa o centro da cidade ao logo do rio Tâmisa.
Veja os vídeos mais assistidos do g1g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *