RÁDIO BPA

TV BPA

Liz Truss e Joe Biden concordam em proteger a paz na Irlanda do Norte

O presidente americano tem raízes irlandesas e se preocupa com conflitos geopolíticos na região. Liz Truss, ex-ministra das Relações Exteriores, foi escolhida para comandar o Reino Unido no lugar de Boris Johnson
Alberto Pezzali/AP
A nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, “concordaram com a importância de proteger” a paz na Irlanda do Norte, em sua primeira conversa telefônica, anunciou Downing Street nesta terça-feira (6).
Nos Estados Unidos, a atuação de Liz em seu ano à frente da diplomacia britânica causou preocupação, principalmente por conta do contexto do Brexit.
Em sua primeira conversa, a sucessora de Boris Johnson disse a Biden que deseja “trabalhar em colaboração estreita” com Washington “para superar desafios comuns”, informou uma porta-voz de Downing Street. Isso inclui “problemas econômicos extremos desencadeados pela guerra do presidente russo”, acrescentou.
Aprovação de Biden sobe para 40%, a maior em dois meses
REUTERS/Evelyn Hockstein
Em comunicado posterior, a Casa Branca informou que Biden e Liz mostraram seu compromisso de proteger o acordo da Sexta-Feira Santa de 1998, que encerrou três décadas de conflito sangrento na Irlanda do Norte, e “a importância de chegar a um acordo negociado com a União Europeia sobre o protocolo da Irlanda do Norte”.
Os dois também ressaltaram a relevância de sua cooperação diante dos “desafios apresentados pela China” e para “impedir que o Irã obtenha uma arma nuclear”, acrescentou a Casa Branca.
Biden, de raízes irlandesas, criticou a política do Brexit seguida por Boris Johnson, com quem manteve uma relação morna.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *