RÁDIO BPA

TV BPA

Rainha Elizabeth II inaugurou o Masp, foi a show com Jair Rodrigues e Elza Soares e conheceu o monumento do Ipiranga durante sua visita a SP

A rainha veio ao Brasil em 1968 e até hoje foi a única viagem de um monarca britânico à América do Sul, segundo o embaixador do Brasil em Londres, Fred Arruda. Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, ao lado do Príncipe Phillip (e), da então primeira-dama, Maria do Carmo de Abreu Sodré, e do governador à época, Abreu Sodré, durante visita ao Museu do Ipiranga, no bairro de mesmo nome, na zona sul de São Paulo.
Arquivo Agência Estado
A Rainha Elizabeth II inaugurou o prédio do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, visitou o terraço do Edifício Itália e foi a show com Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Elza Soares, quando visitou a capital paulista, em 1968.
A monarca morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelas redes sociais da família real britânica.
A visita da rainha Elizabeth II e seu marido, o príncipe Phillip, ao Brasil, foi durante a ditadura militar. Começou no dia 1º de novembro e percorreu seis cidades: Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
“Até hoje, é a única viagem de um monarca britânico à América do Sul e, só por isso, ela já é muito importante”, afirmou o Embaixador do Brasil em Londres, Fred Arruda, para a reportagem da BBC.
Veja também:
MORTE: Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos
ASSISTA: Todos os vídeos sobre família real Britânica
1968: 11 dias da visita da rainha Elizabeth II ao Brasil
Rainha Elizabeth II, juntamente com sua comitiva, passa com o carro oficial pelas ruas do Centro de São Paulo, ao deixar o Edifício Itália, durante visita à capital paulista, em passagem pelo Brasil.
Arquivo Agência Estado
A Rainha Elizabeth II deixou Brasília no dia 6 de novembro e, às 14h45, desembarcou em São Paulo. Também conheceu o Monumento do Ipiranga e visitou o Edifício Itália.
Na página oficial do Edifício, consta que a monarca foi acompanhada pelo então prefeito Faria Lima, Roberto Costa de Abreu Sodré e esposa, pelo “pai” do Terraço Itália, Evaristo Comolatti, e Leda Comolatti.
A placa que marca a sua visita está fixada no terraço panorâmico do 41º andar.
Acompanhada pelo então prefeito, Faria Lima, e por Roberto Costa de Abreu Sodré, a Rainha Elizabeth II visitou o Edifício Itália, no Centro da capital paulista
Arquivo Agência Estado
Placa sobre a visita da Rainha Elizabeth no Edifício Itália, SP
Divulgação
Imagens feitas na época mostram a Rainha Elizabeth II, juntamente com sua comitiva, deixando de carro o Edifício Itália, no centro de São Paulo, durante visita à capital paulista,
A rainha também conheceu naquele dia o Museu do Ipiranga, na Zona Sul de SP. Na imagem, a monarca aparece ao lado do Príncipe Phillip, da então primeira-dama, Maria do Carmo de Abreu Sodré, e do então governador, Abreu Sodré, durante visita ao Museu do Ipiranga, na Zona Sul de SP.
A Rainha Elizabeth II, juntamente com sua comitiva, deixa de carro o Edifício Itália, no centro de São Paulo, durante visita à capital paulista, em passagem pelo Brasil.
Arquivo Agência Estado
De acordo com a BBC, à noite, o governador do Estado, Abreu Sodré, ofereceu um banquete de boas-vindas no Palácio dos Bandeirantes.
A rainha e o príncipe assistiram a uma apresentação dos cantores Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Elza Soares. Juntos, os três encerraram o show cantando “A Voz do Morro”, do sambista Zé Keti.
Na quinta-feira, dia 7, a visita incluiu a inauguração do Museu de Arte de São Paulo (Masp) na avenida Paulista. Até então, o museu ficava na sede dos Diários e Emissoras Associadas, na Rua Sete de Abril, região central de São Paulo, onde foi fundado em 1947. Coube à monarca presidir a cerimônia de inauguração.
Rainha Elizabeth II, que fazia uma visita ao Brasil, presidiu cerimônia de inauguração do Masp, quando o museu passou a funcionar no famoso prédio futurista, projetado por Lina Bo Bardi, na Avenida Paulista
Arquivo Agência Estado
Rainha participa do dia da inauguração da nova sede do Masp, na Avenida Paulista
Arquivo Agência Estado
Carta para alunos de SP
A Rainha Elizabeth não retornou mais para visitar o Brasil, mas não deixou de responder cartas de brasileiros. A mais recente foi para alunos do 5º ano do Colégio Santa Cruz, na Zona Oeste de São Paulo. Eles receberam no dia 28 de junho.
Elizabeth II respondeu, por meio de sua dama de companhia, aos alunos que enviaram um cartão para felicitá-la pelo Jubileu de Platina. Na resposta, Elizabeth II afirmou que “ficou feliz” em receber o cartão.
“A rainha deseja que eu escreva e agradeça pelos cartões que você enviou a Sua Majestade por ocasião de seu Jubileu de Platina. A rainha ficou feliz em ouvir de você e, embora não possa responder pessoalmente, Sua Majestade apreciou muito as coisas boas que disse. Devo agradecer-lhe de novo por suas mensagens de bons votos para a Rainha neste ano do Jubileu de Platina”, diz a carta em tradução livre.
As comemorações do Jubileu de Platina, que marcou as sete décadas de Elizabeth II no trono britânico, se estenderam de 2 a 5 de junho.
Alunos do colégio Santa Cruz mandaram cartinha para rainha Elizabeth e recebem resposta do Palácio
Arquivo Pessoalg1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *