RÁDIO BPA

TV BPA

Rússia vai tentar destruir a Ucrânia e mudar suas fronteiras, diz premiê polonês

Mateusz Morawiecki disse que Moscou vai iniciar uma nova e violenta ofensiva no país vizinho e afirmou que Otan ‘apoiará’ Ucrânia. Putin anunciou nesta quarta (21) convocação de 300 mil reservistas para lutar em território ucraniano. Primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, durante encontro de líderes da União Europeia.
Christian Hartmann/Pool/Reuters
A Rússia tentará destruir a Ucrânia e mudar suas fronteiras com a nova ofensiva anunciada nesta quarta-feira (21), afirmou o primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki.
Também nesta quarta, o presidente russo, Vladimir Putin, fez um pronunciamento à nação anunciando uma mobilização parcial de 300 mil reservistas para lutar no país vizinho.
Morawiecki disse ainda que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança da qual a Polônia faz parte, vai “apoiar” a Ucrânia, focando em fortalecer o país militarmente.
“Faremos tudo o que pudermos com nossos aliados, para que a Otan apoie ainda mais a Ucrânia e que, assim, ela possa se defender”, disse Morawiecki,
A Polônia faz fronteira com a Ucrânia e tem sido usada como porta de entrada de armamento enviado pelo Ocidente às forças ucranianas.
Putin
Presidente russo, Vladimir Putin, durante encontro virtual dentro do Kremlin, em 9 de agosto de 2022
Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via REUTERS
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quarta-feira (21) uma “mobilização parcial” dos russos em idade de combater na Ucrânia e advertiu o Ocidente que o país está disposto a utilizar “todos os meios” em sua defesa.
“Isto não é um blefe”, declarou Putin, que acusou os países ocidentais de querer “destruir” a Rússia e por uma “chantagem nuclear” contra seu país, dando a entender que suas forças estariam dispostas a utilizar armamento nuclear.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *