Bandeira de Pernambuco tomada na Copa do Mundo no Catar após ser confundida com apoio a LGBTQIA+: veja repercussão
Vários políticos comentaram o caso, como o governador Paulo Câmara, a governadora eleita Raquel Lyra, o senador Humberto Costa e os deputados federais Marília Arraes e Túlio Gadelha. Autoridades do Catar confiscam bandeira de Pernambuco pensando que era apoio LGBTQIA+
O caso da bandeira de Pernambuco tomada por autoridades do Catar por ser confundida com uma manifestação de apoio à população LGBTQIA+ causou reação de políticos, personalidades e internautas nas redes sociais. O incidente ocorreu na terça (22), na frente do Lusail Stadium, em Doha, após o jogo entre Arábia Saudita e Argentina, na Copa do Mundo (veja vídeo acima).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A bandeira é do jornalista Kelvin Maciel, que disse ter ficado revoltado com a situação. A confusão aconteceu porque a bandeira de Pernambuco tem um arco-íris, imagem que também é símbolo do movimento LGBTQIA+ (saiba mais, no final desta reportagem, sobre o ocorrido). O arco-íris faz parte da bandeira do estado desde 1817 e representa a diversidade do povo unido por um ideal.
Os jornalistas Kelvin Maciel e Victor Pereira com a bandeira de Pernambuco no Catar
Reprodução/TV Globo
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) estão entre os que usaram o Instagram para comentar o ocorrido e manifestar apoio ao jornalista Victor Pereira, que denunciou o caso nas redes sociais.
“Os policiais enxergaram exatamente o que nossa bandeira representa: liberdade, diversidade e união. Valores que temos orgulho de levar aos quatro cantos do mundo”, declarou Paulo Câmara.
Ao falar sobre o caso, Raquel Lyra comentou que estava viajando para fora do país para um curso e levou a bandeira do estado com ela.
“Acabo de ligar para o jornalista Victor Pereira para desejar solidariedade pela violência sofrida na cobertura da Copa. Estendo esse desejo a todos aqueles que também sofreram algum tipo de agressão. A bandeira de Pernambuco representa paz e união”, afirmou Raquel Lyra.
Vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do PC do B, Luciana Santos usou o Twitter para comentar o caso.
“Nossa bandeira simboliza os ideais mais caros de respeito, liberdade e união. Meu abraço solidário ao jornalista pernambucano e suas amigas”, disse Luciana Santos.
Vice-governadora eleita, Priscila Krause (Cidadania) falou no Instagram sobre o incidente, Ela exaltou o significado da bandeira do estado.
“É uma violência que atinge todos nós e só reforça a necessidade de levantarmos ainda mais a bandeira do respeito, da diversidade, da paz e da união de todos no mundo inteiro”, contou Priscila Krause.
No Twitter, o senador Humberto Costa (PT-PE) classificou como “grave” o que aconteceu com esses pernambucanos no Mundial da Fifa.
“A beleza da nossa bandeira de Pernambuco carrega também a força da nossa diversidade. Esse ataque ao nosso símbolo no Catar é um triste episódio de preconceito em um momento que deveria ser só de celebração”, afirmou Humberto Costa.
LEIA TAMBÉM:
‘Amo futebol, mas ele me odeia’: como torcedores LGBTQ+ sofrem com homofobia
Shows na Copa viram polêmica por repúdio ao Catar
A deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) também usou essa rede social para falar sobre o caso.
“É lamentável que episódios como esse ainda existam. Toda minha solidariedade às vítimas”, declarou Marília Arraes.
Também no Twitter, o deputado federal Túlio Gadelha (Rede-PE) comentou o ocorrido com o grupo de pernambucanos.
“É repugnante a intolerância e o autoritarismo do governo do Qatar. Dessa vez, a vítima foi o símbolo do nosso povo. Isso mesmo! A bandeira de Pernambuco é tão linda que foi confundida com a bandeira LGBTQIA+”, afirmou Túlio Gadelha.
Em sua conta oficial no Twitter, o Clube Náutico Capibaribe também manifestou solidariedade.
“A bandeira de Pernambuco é o nosso orgulho, símbolo de luta e união de um povo”, postou o Náutico.
A comunicadora e travesti Ana Flor falou sobre o fato de homossexualidade ser crime no Catar.
“Eles odeiam a população LGBT, ainda que sequer a bandeira do meu estado faça referência a nossa comunidade”, contou Ana Flor.
Entenda o caso
Entenda a confusão no Catar por causa da bandeira de Pernambuco
Kelvin e Victor são pernambucanos e estão cobrindo a Copa do Mundo no Catar. Segundo Victor, eles estavam entrevistando alguns voluntários brasileiros que estão trabalhando no Mundial, quando um grupo falou que era de Pernambuco e foi emprestada a bandeira para tirar foto (veja vídeo acima).
De acordo com o repórter, nesse momento eles teriam sido abordados por um homem com uma túnica árabe branca, com credencial da Fifa, que tomou a bandeira da mão de uma das meninas do grupo.
Victor relatou que começou a gravar o episódio, enquanto os voluntários procuravam na internet uma imagem da bandeira pernambucana para explicar o sentido dela. No entanto, ele contou ter sido obrigado a deletar o vídeo.
Os dois jornalistas pernambucanos procuraram a embaixada brasileira no Catar após o ocorrido. O g1 entrou em contato com a embaixada do Brasil localizada no país-sede do Mundial de 2022, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
Símbolos e cores da bandeira de PE
Bandeira de Pernambuco
Reprodução/TV Globo
Confira o significado dos outros símbolos presentes na bandeira de Pernambuco:
Abaixo do arco-íris, está o sol, que faz referência à força e à energia do estado.
A estrela representa Pernambuco em destaque entre os estados da federação.
A cruz vermelha simboliza a força da religião e da fé na justiça, além de estar relacionada ao primeiro nome do Brasil, chamado de Ilha da Vera Cruz.
O fundo branco faz referência à paz.
O azul simboliza a grandeza do céu do estado.
Initial plugin text
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 diasg1 > MundoRead More