Imigrantes que viajaram em cima de leme de navio pedem asilo na Espanha
Grupo de migrantes chegou ao país nesta terça-feira (28) e a expectativa era de que fossem deportados. Três migrantes clandestinos são vistos na lâmina do leme do petroleiro Althini II depois de viajarem da Nigéria e antes de serem resgatados pela guarda costeira espanhola, próximo ao porto de Las Palma, nas Ilhas Canárias, na Espanha, em 28 de novembro de 2022
Salvamento Maritimo via Reuters
Os três imigrantes que chegaram às Ilhas Canárias vindos da Nigéria depois de passar 11 dias no leme de um petroleiro pediram asilo na Espanha, disseram as autoridades locais nesta quarta-feira (30).
Os passageiros clandestinos foram resgatados na segunda-feira (28) e tratados para desidratação moderada e hipotermia, disseram os serviços de emergência das Ilhas Canárias e a Cruz Vermelha. O terceiro imigrante, que se encontrava em estado mais grave, teve de ser transportado para outro hospital da ilha e ainda não recebeu alta, disse um porta-voz do governo local.
Uma fotografia da guarda costeira espanhola, publicada no Twitter, mostra os três homens sentados no leme sob o casco do Alithini II, logo acima do nível do mar. (Veja na foto acima)
Segundo a lei espanhola, qualquer passageiro clandestino que não solicitar asilo deve ser devolvido pelo operador do navio ao porto de origem da viagem, disse um porta-voz da polícia.
O navio de 183 metros, que navega com a bandeira de Malta, chegou a Las Palmas, na Espanha, depois de partir de Lagos, na Nigéria, em 17 de novembro e navegar pela costa oeste africana, de acordo com a Marine Traffic. Ele tinha passado pelo país africano 11 dias antes de chegar às terras espanholas.g1 > MundoRead More