Morte de Bento XVI: repercussão
Papa emérito morreu aos 95 anos, após sofrer com saúde debilitada nos últimos anos. Bento XVI abençoa os fiéis ao passar pela Praça de São Pedro, no Vaticano, depois de audiência geral semanal, em outubro de 2012
Andrew Medichini/Associated Press via Estadão Conteúdo/Arquivo
Autoridades e entidades políticas e religiosas publicaram mensagens nas redes sociais após a morte do papa emérito Bento XVI neste sábado (31), aos 95 anos.
A saúde de Joseph Ratzinger vinha se debilitando nos últimos anos. O Vaticano havia dito em um comunicado que ele sofreu uma “piora” repentina de sua saúde e que sua condição estava “sob controle”, com atenção médica constante.
Leia também:
FRASES: Entenda o pensamento do Papa Bento XVI
ANÁLISE: As 5 principais crises do papado de Bento XVI
FOTOS: Reveja momentos da vida de Bento XVI
Leia, abaixo, as mensagens publicadas por políticos e autoridades.
Emmanuel Macron, presidente da França
“O meu pensamento dirige-se aos católicos de França e do mundo inteiro, enlutados pela partida de Sua Santidade Bento XVI, que trabalhou com alma e inteligência por um mundo mais fraterno.”
Initial plugin text
Roberta Metsola, presidente do parlamento europeu
“‘Não tenha medo do mundo, nem do futuro, nem de sua fraqueza.’ Triste ao saber do falecimento de Sua Santidade o Papa Emérito Bento XVI. A Europa está de luto por ele. Que ele descanse em paz.”
Initial plugin text
Antonio Tajani, vice premier italiano
“Estou profundamente triste com o falecimento de Bento XVI. Grande Papa, grande teólogo. Apreciei seus ensinamentos e sua maneira de explicar a Fé. Levarei sempre no coração as vossas palavras em defesa das raízes cristãs da Europa.”
Initial plugin text
Roberto Gualtieri, prefeito de Roma
“Enormes condolências pelo falecimento do Papa Emérito Bento XVI, um grande teólogo que com o seu magistério soube acompanhar a Igreja no mundo contemporâneo. A cidade de Roma se apega à dor dos fiéis de todo o mundo”, escreveu.
Initial plugin text
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
“Morre Bento XVI, ‘humilde trabalhador na vinha do Senhor’.”
Initial plugin text
Luigi Brugnaro, prefeito de Veneza
“Com a morte de Bento XVI, deixa-nos um Papa que soube acompanhar a Igreja universal num caminho de doutrina e espiritualidade. Primeiro pontífice ‘emérito’, grande teólogo, modelo de diálogo entre fé e razão. À sua boa alma confiamos as nossas orações.”
Abadia de Westminster, Londres
“Estamos profundamente tristes ao saber da morte de Sua Santidade, o Papa Bento XVI. Em 2010, ele se tornou o primeiro Papa a visitar a Abadia em sua história de mil anos, quando participou de um serviço religioso e rezou no Santuário de São Eduardo, o Confessor, durante sua Visita de Estado ao Reino Unido”, escreveu o perfil oficial da igreja.g1 > MundoRead More