Baleia que pode ter sido ‘espiã’ russa aparece na costa da Suécia
Quando apareceu na costa da Noruega, em 2019, as autoridades do país sugeriram que a baleia poderia ter escapado de um cativeiro e talvez tivesse sido treinada pela marinha russa, devido ao seu comportamento familiarizado com humanos. Baleia Beluga da Noruega
GloboNews/Reprodução
Em 2019, uma baleia beluga foi avistada na costa da Noruega usando uma fita semelhante a um cabresto de cavalo, o que levantou suspeitas de que ela poderia ter sido treinada pelos russos como uma espiã. No último domingo (28), essa mesma baleia reapareceu na costa da Suécia, país que está em processo de se tornar membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Quando a baleia beluga foi avistada pela primeira vez nas águas norueguesas, os biólogos marinhos do país removeram o cabresto que ela usava. A fita continha um suporte para uma câmera de vídeo e tinha a inscrição “Equipment St. Petersburg” nos fechos plásticos. As autoridades sugeriram que a baleia poderia ter escapado de um cativeiro e talvez tivesse sido treinada pela marinha russa, devido ao seu comportamento familiarizado com humanos.
O Mar de Barents é uma área geopolítica estratégica, onde ocorre uma significativa movimentação de submarinos russos e ocidentais. Até o momento, o governo russo não se pronunciou sobre a baleia-beluga.
Beluga, ou baleia-branca, é vista nadando com um aparato preso ao corpo, perto de um barco de pescadores na costa norte da Noruega
Joergen Ree Wiig/Norwegian Direcorate of Fisheries Sea Surveillance Unit via AP
Na época, os noruegueses apelidaram a baleia de Hvaldimir, fazendo um trocadilho com a palavra “baleia” em norueguês, “hval”, e “Vladimir”, que remete a nomes russos.
Hvaldimir passou mais de três anos na costa norueguesa e, recentemente, foi avistada em Hunnebostrand, na costa da Suécia. Os biólogos acreditam que o animal pode estar em busca de um parceiro ou de um grupo de baleias, uma vez que as belugas são animais sociais, e Hvaldimir estava sozinho. Estima-se que a baleia tenha entre 13 e 14 anos, uma fase em que os níveis hormonais são elevados.
Baleia beluga intriga autoridades na Noruegag1 > MundoRead More