RÁDIO BPA

TV BPA

Você viu? Condenação de Daniel Alves, encontro de Lula e Blinken, dengue grave e a história do casal concurseiro que vai assumir dois cartórios

Você viu? Condenação de Daniel Alves, encontro de Lula e Blinken, dengue grave e a história do casal concurseiro que vai assumir dois cartórios

 Uma seleção de reportagens publicadas no g1 com as notícias de 19 a 23 de fevereiro de 2024. Daniel Alves condenado. Encontro entre Lula e Blinken. Os riscos de chamar dengue grave de dengue hemorrágica. Mortes de atrizes pornôs e o debate sobre indústria de conteúdo erótico. E a história do casal concurseiro que vai assumir titularidades de cartórios aos 23 e 24 anos. 
📩 Newsletter: receba um resumo de notícias do dia no seu e-mail
Daniel Alves condenado
Daniel Alves é condenado na Espanha a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro
O ex-jogador da seleção brasileira Daniel Alves foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro na Espanha. A sentença diz que foi comprovado que o brasileiro agrediu e abusou de uma mulher no banheiro de uma boate no fim de 2022.
A apelação ainda pode ser feita em duas instâncias, no Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC) e no Supremo Tribunal da Espanha. Enquanto recorrer, Daniel segue preso — pela lei espanhola, ele pode obter direito ao regime semiaberto em 2025.
LEIA MAIS:
Entenda os principais pontos da sentença
RELEMBRE: Jogadores acusados de assédio sexual
Encontro diplomático
Lula recebe no Alvorada chanceler Russo, Sergey Lavrov
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, se reuniram por duas horas no Palácio do Planalto, em Brasília.
Foi a primeira visita de Blinken ao país. Nos EUA, o Departamento de Estado é o responsável pela política externa, equivalente ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido como Itamaraty.
Na saída do encontro, Blinken disse que a reunião foi produtiva e destacou a importância da parceria entre os dois países, mas não entrou em detalhes sobre a pauta do encontro – e, questionado, não quis falar sobre a Faixa de Gaza.
Depois, no Rio de Janeiro, onde chanceleres dos países do G20 se encontram, Blinken disse que discorda “fortemente” de Lula em fala sobre Israel, mas diz que os dois estão “unidos” por cessar-fogo em Gaza. 
➡️ Contexto… No fim de semana anterior ao encontro, Lula havia comparado as ações israelenses contra palestinos em Gaza ao holocausto promovido pelos nazistas contra os judeus.
Forma grave da dengue
Combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti é fundamental.
Lucas Garriga/INaturalist
Por muitos anos, a forma mais severa da dengue foi classificada como “dengue hemorrágica”, mas o termo não é mais usado pela comunidade médica. Em 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alterou para “dengue grave”.
Especialistas ouvidos pelo g1 explicam que a alteração no termo ocorreu porque a hemorragia não é o principal sintoma da forma mais severa da doença. Em muitos casos, ela não se manifesta.
“O termo ‘dengue hemorrágica’ remete à hemorragia, e o que mata na dengue não é a hemorragia, é a desidratação. Temos relatos de várias situações em que os próprios pacientes não identificam seus sintomas de agravamento por conta do nome errado dengue hemorrágica”, disse o epidemiologista André Ribas Freitas, professor da Faculdade São Leopoldo Mandic.
O infectologista Alexandre Naime, coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e professor da Unesp, reforçou que o termo “hemorrágica” causou confusões até mesmo nos atendimentos médicos. “A hemorragia é apenas um dos sintomas de gravidade. Quando o paciente não tinha sangramento, muitas vezes erroneamente a infecção era interpretada como caso leve.” Leia mais aqui.
Dengue: mensagens falsas sobre remédios e tratamento ineficazes circulam na internet
VEJA TAMBÉM:
Estados brasileiros enfrentam epidemia de dengue, afirma Opas
Dipirona contra dengue? Veja quais remédios aliviam sintomas
Debate sobre indústria de conteúdo erótico
Mortes recentes de atrizes pornô levam a debate sobre indústria de conteúdo erótico
A atriz pornô Kagney Linn Karter morreu aos 36 anos no dia 15 de fevereiro, nos Estados Unidos — a polícia local considera a possibilidade de suicídio. A notícia chegou semanas após as mortes de outras duas atrizes de filmes adultos, Jesse Jane e Thaina Fields.
Jane, que ganhou fama nos anos 2000, foi encontrada morta em sua casa, em Oklahoma. Ainda sem causa de morte definida, a perícia trabalha com a hipótese de overdose. Já Fields morreu no Peru, meses depois de fazer críticas à indústria pornô. O motivo de sua a morte também segue indefinido.
Os casos trouxeram de volta um antigo debate. Leia a reportagem aqui. 
➡️ Quem são as ex-atrizes e os ex-atores pornô que hoje são contra a indústria de conteúdo adulto
Casal concurseiro👩‍💻📚
Casal viaja o Brasil para concursos e coleciona aprovações
De estudantes de direito a concurseiros. E de concurseiros a titulares de cartórios — com pouco mais de 20 anos.
Tudo isso em uma trajetória que envolveu viagens para vários estados brasileiros, esperas em aeroportos, destinos paradisíacos, início de um romance e, claro, muuuuuuuuuito estudo.
Essa é a história de Victor Volpe Fogolin, de 23 anos, e Luiza Dias Seghese, de 24, que desde outubro trabalham como tabeliães de dois cartórios no interior de São Paulo.
Conheça a história do casal aqui. 
🏦 Concurso da Caixa tem salários iniciais de até R$ 14,9 mil; veja as vagas por cidade
Garoto de 14 anos viraliza resolvendo questões de exatas do vestibular mais difícil do país
também teve isto 👀
‘Sertanejo desbocado’ 🎤🤬: como músicas com palavrões ganham cada vez mais espaço
Investigação: Bolsonaro vai à PF, mas fica em silêncio sobre suposta tentativa de golpe de Estado
Censo Escolar: quase 9 milhões entre 18 e 29 anos não concluíram escola
Impostos: arrecadação do governo bate recorde com novas regras
Rede social: saiba como recuperar conta do Instagram após esquecer a senha
Luto: corpo do empresário Abílio Diniz é enterrado na capital paulista
Jornada de trabalho: empresas testam semana de quatro dias no Brasil
Alerta: infestação do escorpião mais perigoso do país é monitorada em Búzios
É #FATO: bateria explode e obriga avião a fazer pouso de emergênciag1 > Mundo Read More  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *