RÁDIO BPA

TV BPA

Escudo do Athletico: como surgiu e a história do símbolo

Escudo do Athletico: como surgiu e a história do símbolo

Furacão tem um dos escudos mais únicos do futebol brasileiro, mas também teve várias versões ao longo de sua história O Athletico-PR teve, ao longo da sua história, algumas mudanças importantes em seu escudo até chegar no que conhecemos hoje. Além da última mudança, ocorrida junto com a alteração do nome, conheça versões anteriores do símbolo máximo da equipe.
Alguns escudos da história do Athletico-PR
+ Mais notícias do Athletico
Origem

O Athletico Paranaense foi fundado em 1924, oriundo da fusão entre dois clubes da cidade: o Internacional e o América. O escudo escolhido para o novo clube foi inspirado no formato do emblema do Flamengo, do Rio de Janeiro. Com listras horizontais rubro-negras e as iniciais CAP no canto superior esquerdo.
primeiro escudo athletico-pr
(Foto: Reprodução)
Primeira mudança
Em 1934, o Athletico-PR deciciu fazer uma nova mudança em seu escudo. Dessa vez, o Furacão apenas atualizou a sigla CAP. O escudo permaneceu no mesmo formato ‘Flamengo’, mas as iniciais do clube ganharam uma nova fonte.
Listas verticais
No ano de 1989, o Athletico-PR fez a primeira grande atualização em seu escudo. Desde 1934, o emblema passou por algumas atualizações como estilo de fonte na sigla e mudança de cor no contorno, mas nada igual ao 1989. O Furacão abandou o ‘formato Flamengo’ nas listras rubro-negras e passou a adotar as listras verticais, ao melhor ‘estilo Milan’.
Escudo Athletico – 1989 até 1996
Foto: Reprodução
O mais conhecido
Depois de sete anos, o Athletico novamente aplicou uma modernização em seu escudo. Em 1997, o Furacão revolucionou e mudou de vez seu emblema. Desta vez, o escudo passou a ser redondo, com as listras rubro-negras no formato vertical no centro do emblema, com as iniciais do clube. No contorno, o nome Clube Atlético Paranaense, com o ano de fundação da equipe, 1924. Foi com esse escudo que o CAP foi campeão brasileiro em 2001 e chegou na final da Libertadores de 2005.
Escudo Athletico 1997
(Foto: Reprodução)
Novo furacão

A mudança mais recente no escudo do Athletico aconteceu em 2018. Na semana da final da CONMEBOL Sul-Americana, o Furacão divulgou a sua nova identidade visual, incluindo uma nova grafia do nome do clube. Segundo a equipe, a mudança se dá visando um reposicionamento da marca e uma tentativa de aumentar a popularidade da equipe.
Ainda de acordo com o clube, a construção da nova identidade visual se baseou em quatro diretrizes de valor, também chamadas de quatro ventos, simbolizadas nas listras rubro-negra: o vento da inovação, o vento da rebeldia: o vento do entusiasmo, e o vento da ambição.
Arena da Baixada bandeirinha bandeira Athletico
Gustavo Oliveira/Athletico
Baseado nisso, o desenho do novo escudo do Athletico teve como inspiração a letra F (de Furacão), as quatro listras (em alusão aos quatro ventos), em diagonal (como a bandeira do Estado do Paraná) e com traçado ascendente (em referência ao crescimento do clube), e o resgate do formato próprio de escudo (símbolo tradicional do futebol, presente no primeiro distintivo da história do Athletico), abandonando o estilo redondo de escudo para um formato estilizado, com a sigla CAP novamente no canto superior esquerdo. geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *