RÁDIO BPA

TV BPA

Análise: Bahia flerta com o drama antes de reservas brilharem em noite de resistência em Criciúma

Análise: Bahia flerta com o drama antes de reservas brilharem em noite de resistência em Criciúma

Tricolor deixa jogo mais difícil e só faz gol do “alívio” aos 42 minutos da 2ª etapa O Bahia entrou em campo com vantagam, mas não mostrou a sua melhor versão contra o Criciúma e passou por alguns sustos na noite da última quinta-feira. O Tricolor, inclusive, chegou a flertar com o drama, principalmente na reta final do 2º tempo. Mesmo assim, resistiu ao ímpeto adversário e ainda contou com o brilho de reservas para ter um alívio e garantir a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil. De Pena e Biel foram decisivos na vitória por 2 a 0, construída apenas a partir dos 42 minutos da etapa final [assista aos melhores momentos no vídeo abaixo].
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Criciúma 0 x 2 Bahia | Melhores Momentos | 3ª fase | Copa do Brasil 2024
Rogério Ceni não pôde repetir a escalação do Bahia porque Everaldo sofreu uma fratura na costela. Rafael Ratão foi o substituto e conseguiu manter o padrão tático da equipe, que teve início de sufoco na defesa, mas melhorou a partir dos dez minutos e, apesar de noite pouco inspirada na fase ofensiva, teve como ponto forte o contra-ataque.
O Tricolor até passou mais tempo na primeira etapa com a bola, tanto que teve 53% de posse (50% ao fim do jogo ), e criou dificuldades ao Criciúma com triangulações e passes em profundidade pelos lados do campo, mas as principais oportunidades da equipe surgiram a partir de rápidas transições, pegando o time da casa desprevenido.
Na melhor delas, a jogada teve participação de Rafael Ratão e Thaciano antes de Cauly finalizar para defesa de Gustavo [assista no lance abaixo]. O próprio Cauly teria outra chance em contra-ataque finalizado da meia-lua.
Aos 27 min do 1º tempo – chute de dentro da área defendido de Cauly do Bahia contra o Criciúma
Defensivamente, o Tricolor ainda passou sustos quando o Criciúma conseguiu subir suas linhas e atacar pelas laterais, principalmente com bolas levantadas para a área. Em uma delas, Felipe Vizeu balançou a rede em posição de impedimento, que foi marcado, mas vale destacar que apenas três jogadores do Bahia estavam na área no momento do cruzamento.
Aos 16 min do 2º tempo – chute de dentro da área defendido de Cauly do Bahia contra o Criciúma
No segundo tempo, o Bahia fez um jogo de menor intensidade, tanto que só teve finalização contundente aos 16 minutos, após boa jogada pela direita e chute de Cauly defendido por Gustavo [assista no vídeo acima].
Posicionado mais vezes com linhas baixas para defender a vantagem construída no primeiro jogo, o Bahia passou alguns sustos em espaços deixados na última linha. Aos 26 minutos, no erro mais grave, Eder ficou cara a cara com Marcos Felipe, que foi mais esperto para dar toque crucial com a mão e evitar o drible do atacante.
Com o Tigre mais ofensivo em busca de um gol salvador, o atacante Ademir foi a única mudança de Rogério Ceni, já aos 30 minutos, no lugar de Rafael Ratão, que não fazia uma partida como titular desde 9 de março. A partir daí o Bahia ficou mais acuado e viu o time da casa balançar a rede, mas em outra jogada em impedimento que foi marcada pela arbitragem, após jogada de bola parada levantada na área.
Aos 36 minutos, Ceni resolveu dar novo fôlego ao meio-campo e o ataque, e colocou Rezende, De Pena e Biel nas vagas de Caio Alexandre, Everton Ribeiro e Thaciano, respectivamente, mas mantendo o Tricolor no 4-5-1 defensivo e no 4-4-2 nos momentos de ataque. Mudanças que se mostrariam cruciais para a construção do resultado.
De Pena comemora gol contra o Criciúma
Tiago Caldas / EC Bahia
Ainda assim, o Bahia não conseguiu controlar o jogo como em outros momentos da partida e passou a conviver com cruzamentos perigosos do adversário. Aos 41 minutos, mesmo com seis atletas na área, o Tricolor permitiu finalização de Allano, sem ângulo, da pequena área.
Após um calor do time de casa por mais e dez minutos, um acerto em contra-ataque puxado por De Pena foi suficiente. A jogada ainda teve passe de Biel e finalização do próprio meia uruguaio para balançar a rede.
O gol que trouxe alívio poderia ter saído anteriormente não fosse a pouca inspiração do setor ofensivo tricolor ao longo da partida. Jean Lucas, que é titular da equipe, ainda marcou o segundo, após nova jogada entre Biel e De Pena, mais uma vez pelo lado esquerdo [assista aos gols no vídeo abaixo].
Todos os gols de Criciúma x Bahia
Classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil, o Bahia aguarda sorteio do próximo adversário, ainda sem data definida. Certo mesmo é que a equipe vai embalada para compromisso pela semifinal da Copa do Nordeste, contra o CRB, marcado para este domingo, às 18h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova. geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *